Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 09 de Janeiro de 2025


Interior Quinta-feira, 28 de Agosto de 2008, 16:14 - A | A

Quinta-feira, 28 de Agosto de 2008, 16h:14 - A | A

Delcídio quer espandir fibra ótica em MS

Da Redaçăo

O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) vai fazer gestões junto ao poder público e à iniciativa privada, no sentido de viabilizar a implantação de rede de fibra ótica interligando a maior parte das regiões do estado.

A rede, já existente no trecho que vai de Aquidauana a Ribas do Rio Pardo, tendo Campo Grande como base e centro de distribuição, está sendo implantada pela Brasil Telecom, que solicitou o apoio do parlamentar para expandir as ligações.

“Atualmente, a comunicação via ADSL (Internet banda larga) é feita em Mato Grosso do Sul através do sistema de rádio digital, que apesar de moderno, não permite expansões compatíveis com o nível de desenvolvimento verificado hoje no estado.

A fibra ótica, além de garantir mais confiabilidade ao sistema, permite a transmissão simultânea de dados e voz, e aumenta a oferta de pontos de telefonia fixa e Internet, que em algumas regiões, especialmente nas pontas da rede – Três Lagoas e Corumbá, já é bem restrita, por causa da demanda cada vez maior por esses serviços”, explica Omar Aukar, diretor da Brasil Telecom.

Delcídio se comprometeu a ajudar a empresa.

“Os projetos industriais desenvolvidos hoje em Mato Grosso do Sul, principalmente os de papel e celulose em Três Lagoas, a siderurgia em Corumbá e as usinas de açúcar e álcool na região da Grande Dourados exigem uma comunicação eficiente e com o máximo de confiabilidade possível.

É preciso atender não só as empresas que estão se instalando nessas regiões, com um sistema de comunicação moderno e amplo, mas também a população que está sendo atraída para essas cidade, que precisa,entre outras coisas, de Internet e telefonia de qualidade”, esclarece.

O senador vai fazer gestões junto ao DNIT no sentido de incluir no projeto de restauração da BR-262, de Campo Grande a Corumbá, uma canaleta subterrânea, margeando a rodovia, por onde passaria o cabo de fibra ótica.

Opção semelhante seria implantada no trecho entre Ribas do Rio Pardo a Três Lagoas. Essa solução é largamente utilizada na Europa e nos Estados Unidos. Outra alternativa é utilizar a rede aérea já existente , especificamente no trecho entre a ponte do Rio Paraguai e o Centro de Corumbá, de propriedade da iniciativa privada.

Regionalização

Omar Aukar convidou Delcídio para conhecer a Central de Atendimento que a Brasil Telecom está montando em Campo Grande, para centralizar as operações de telefonia, transmissão de dados e Internet desenvolvidas pela empresa nas Regiões Norte e Centro Oeste. A Central, localizada na Rua Rui Barbosa, está gerando 600 empregos. O senador ficou de agendar uma visita ao local. (Fonte: Dourados Agora)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS