Campo Grande 00:00:00 Domingo, 17 de Novembro de 2024


Interior Segunda-feira, 24 de Janeiro de 2011, 14:09 - A | A

Segunda-feira, 24 de Janeiro de 2011, 14h:09 - A | A

Dourados recebe microdestilaria didática de etanol

Valquíria Oriqui - www.capitalnews.com.br

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, entregou nesta segunda-feira (24), ao Cetec Senai Dourados, no Sesi de Dourados, a microdestilaria didática de etanol.

O objetivo da mini-usina é qualificar a mão-de-obra do setor sucroenergético além de atender a demanda de formação de profissionais do setor em Mato Grosso do Sul.

Longen acrescenta que o Sistema Fiems precisa construir ações que consolidem as indústrias que estão instaladas no Estado e também para atrair aquelas que têm interesse de vir para Mato Grosso do Sul. “O município de Dourados passa por um momento muito importante e por isso precisamos unir esforços para que ele se desenvolva no ritmo do resto do Estado”, destacou, informando que a microdestilaria didática de etanol reproduz, em escala duas mil vezes menor que uma usina normal, todo o processo industrial de processamento e destilaria de etanol.

O presidente da Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul), Roberto Hollanda Filho, diz que para este ano o setor sucroenergético vai gerar mais 3 mil empregos diretos e essa mão-de-obra precisa ser qualificada, chegando na hora certa essa nova ferramenta do Senai. “Muito obrigado ao presidente da Fiems, Sérgio Longen, por esse presente que é a microdestilaria didática de etanol. A Biosul só pode prometer que vai retribuir esse investimento com a geração de mais empregos e também mais impostos para o Estado”, reforçou.

Qualificação

O diretor-regional do Senai, Jaime Verruck, informa que a microdestilaria será utilizada em cursos e treinamentos nas áreas de qualificação profissional, habilitação profissional, aperfeiçoamento profissional e aprendizagem industrial, além de contemplar os STT (Serviços Técnicos e Tecnológicos) do setor sucroenergético. Os profissionais formados pelo Cetec Senai Dourados terão um diferencial competitivo para que possam atuar no mercado de trabalho, agregando valor aos cursos e serviços já oferecidos hoje pela instituição em todo o Estado no setor sucroenergético.

Segundo o instrutor dos cursos de química e açúcar e álcool do Cetec Senai Dourados, Clauber Rodrigues, a microdestilaria será inserida nos cursos disponibilizados pela entidade em Dourados, além de ser utilizada na realização de pequenos serviços técnicos solicitados pelas usinas instaladas na região. Com relação ao funcionamento da planta didática, ele explica que o processo de produção do etanol começa na “moenda”, primeiro componente da destilaria que recebe a cana-de-açúcar para extrair o caldo.

Todo o processo dura entre 10 e 12 horas e a microdestilaria pode produzir até 10 litros de álcool por hora.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS