Sábado, 19 de Janeiro de 2008, 11h:28 -
A
|
A
Dourados terá a primeira usina de biodíesel do MS
Conjuntura online
Dourados inaugura em 31 de janeiro, às 15h, no Distrito Industrial, a indústria de biocombustíveis Biocar.
O empresário José Silva Carreiro contou com apoio da Prefeitura Municipal nesse novo empreendimento, através do Programa de Incentivo ao Desenvolvimento promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo.
Na semana da inauguração, José Silva Carreiro ainda recebe possíveis investidores europeus interessados em Dourados. A Biocar vai produzir combustível a partir de plantas oleaginosas, como girassol e soja, ou também com óleo de fritura. De acordo com o proprietário, todos os testes foram bem sucedidos.
O empreendimento ainda conta com apoio de recursos provenientes do FCO (Fundo Constitucional do Centro-Oeste) viabilizados através do gerente GeraldoSalgado Ferreirada agência do Banco do Brasil da Marcelino Pires.
Esses investimentos na iniciativa privada vão afetar diretamente a agricultura familiar. O prefeito de Dourados, Laerte Tetila, afirmou que o sucesso da Biocar vai gerar dezenas de empregos e alavancar a produção dos pequenos e médios agricultores.
Diferente do que geralmente acontece com a cana de açúcar que arrenda áreas de grandes propriedades, os combustíveis a partir de oleaginosas diversificam a produção e no caso da Biocar, garantem a compra da produção dos pequenos agricultores.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Ilton Ribeiro, destaca que a Biocar tem o perfil de indústria que Dourados quer abrigar, porque valoriza o desenvolvimento sustentável, onde o meio ambiente e a área social não são esquecidos frente aos rendimentos econômicos.
A Biocar será a primeira usina de biodíesel do Mato Grosso do Sul. A Usina está localizada no Distrito Industrial e começa a operar em área cedida pela Prefeitura.