Eldorado Brasil informou que o cronograma de obras da indústria que está sendo instalada em Três Lagoas já atingiu 72% do complexo, que agora entra na fase de montagem. Segundo sua assessoria, a fábrica de celulose deve entrar em operação em caráter experimental ainda em novembro deste ano.
A indústria será a maior do mundo na fabricação de celulose branqueada e sua produção já tem mercado garantido, devendo ainda em dezembro iniciar a fase de exportação. Inicialmente, a empresa deverá utilizar como logística o transporte intermodal, por meio da Ferronorte, via Aparecida do Taboado, onde está construindo um modal ferroviário. Paralelamente, está sendo construindo o um terminal portuário na sede da indústria, que após ser concluído servirá de entreposto para a celulose que será transportada por meio de barcaças na hidrovia Tietê-Paraná até Pederneiras, seguindo de lá até o porto de Santos.
No caminho de volta, as embarcações vão transportar matéria-prima adquiridas de produtores de florestas no interior de São Paulo, até que as florestas plantadas na região atinjam maturidade de corte para suprir a demanda da empresa.
Expansão
De acordo com o presidente da Eldorado Brasil, José Carlos Grubisich, a empresa tem programa de expansão que prevê capacidade de produção de 5 milhões de toneladas de celulose por ano até 2020. Segundo Grubisich, a Eldorado trabalha com a perspectiva de implantação de uma segunda linha de produção, devendo uma terceira linha também ser instalada até 2020.
A filosofia da Eldorado Brasil, segundo seu presidente, é exercer uma posição de liderança no mercado mundial de celulose já em curto prazo.
Competitividade
A planta da fábrica de celulose da Eldorado em Três Lagoas está localizada estrategicamente às margens do rio Paraná na confluência com o rio Tietê, assegurando uma logística de transporte intermodal. Além disso, a fábrica também está servida pela BR-158, que faz ligação com Aparecida do Taboado, onde a empresa constrói o seu terminal ferroviário.
A logística privilegiada permite à empresa reduzir custos no transporte, o que a deixa mais competitiva no mercado mundial.
Considerando as obras civis, de montagem e construção de três terminais, os investimentos da Eldorado chegam a R$ 6,2 bilhões.
O primeiro terminal será em Três Lagoas, onde será construído um porto fluvial com capacidade para movimentar 4 milhões de toneladas anuais. O segundo terminal, integrando os modais rodoviário e ferroviário, será em Aparecida do Taboado, enquanto o terceiro terminal, a ser instalado em Pederneiras (SP), será hidroferroviário. O escoamento via Santos leva em conta estudos que demonstram viabilidade econômica.(Fonte: Perfil News)