Terça-feira, 10 de Junho de 2008, 13h:53 -
A
|
A
Ferrugem asiática é tema de seminário na Capital
Redação Capital News (www.capitalnews.com.br) - (JG)
A ferrugem asiática e os fatores que concorreram para o aparecimento de inúmeros focos de ferrugem asiática nas lavouras de soja de Mato Grosso do Sul, na safra 2007/2008 serão temas do 1° Seminário de Avaliação da Ferrugem Asiática no MS – safra 2007/2008. O evento será na próxima sexta-feira (13), no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (FAMASUL), das 9h às 15h30.
O seminário é organizado pela FAMASUL, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Mato Grosso do Sul (SENAR-AR/MS) e a Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja) e conta com o apoio do governo do estado através da Secretaria de Estado de Produção e Turismo (Seprotur), da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (da Iagro), Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e Fundação MS.
“A intenção é detectar falhas que possam ter ocorrido no controle da doença, para corrigi-las e evitar que a situação se repita na próxima safra”, esclarece Lucas Galvan, assessor técnico da FAMASUL. Ele explica também que por ocasião do seminário haverá o lançamento de um informativo sobre o vazio sanitário da soja, adotado pelo estado. “Essa publicação foi elaborada com o objetivo de sensibilizar os produtores para a obediência ao vazio da soja no período da entressafra, estratégia que tem se mostrado como a mais eficaz para o controle da doença. Ela contém informações técnicas que irão ajudar o produtor a entender isso”, afirma Galvan.
O seminário contará com a participação de especialistas para proferir palestras sobre os diversos aspectos do controle da ferrugem asiática. Entre eles, o Dr. José Tadashi Yorinori, graduado em Agricultura Geral pela Universidade Federal do Paraná (1967), com mestrado em Fitopatologia pela Cornell University (1971) e doutorado em Fitopatologia pela University of Illinois (1980). Com larga expe! riência na área de Agronomia, especialmente em Fitossanidade, o pesquisador vai discorrer sobre as estratégias de monitoramento e controle da ferrugem asiática. (Com Assessoria)