O presidente da Fiems, Sérgio Longen, e o prefeito de Nova Alvorada do Sul, Arlei Silva Barbosa, inauguram nesta terça-feira (03/11), a partir das 20 horas, a Agência de Formação Profissional do Senai na cidade, que vai funcionar na Rua Francisca Stradiotti, 1.159, Bairro Jardim Eldorado. O espaço dará suporte às demandas do setor sucroenergético no município com a inauguração da Usina Santa Luzia, do Grupo ETH Bioenergia.
"Esse segmento industrial deve registrar um grande crescimento nos próximos anos, consolidando-se como uma das bases da matriz econômica do Estado. Nesse sentido, estamos fazendo investimentos no Senai para que, cada vez mais, possamos qualificar trabalhadores para as indústrias de Mato Grosso do Sul", reforçou Sérgio Longen.
O diretor-regional do Senai, Jaime Verruck, lembra que no mês de julho deste ano, em parceria com a ETH Bioenergia, a entidade já formou em Nova Alvorada do Sul a primeira turma de operadores industriais para o setor sucroalcooleiro do Estado. “Após dez meses de esforço e aprendizado, a primeira turma de 30 profissionais recebeu o certificado de conclusão do curso e vai atuar na fabricação de açúcar, álcool e co-geração de energia na Usina Santa Luzia”, acrescentou.
De acordo com o gerente da Área de Educação e Desenvolvimento Tecnológico do Senai, Jesner Escandolhero, a Agência de Formação Profissional de Nova Alvorada do Sul já oferece curso na área de açúcar e álcool e, a partir do próximo ano, abrirá cursos nas áreas de alimentação, construção civil e gestão. “O nosso foco será na realização de cursos nas áreas de mecânica de automóveis, de máquinas e motores a diesel, de solda, de informática e de elétrica e eletrônica para suprir as necessidades da usina e também das outras indústrias instaladas no município”, reforçou.
A infra-estrutura do local tem espaço para seis salas de aula e laboratórios de mecânica de automóveis, de máquinas e de motores a diesel, de eletroeletrônica e de informática. Além disso, a Agência conta com toda uma estrutura administrativa, que contempla uma área para a secretaria escolar, coordenadoria pedagógica, área administrativa, salas de professores e salas para supervisão técnica. “Também contamos com uma quadra poliesportiva, um pequeno auditório e um ambiente coberto para a realização de eventos culturais ao ar livre”, informou o gerente do Senai de Dourados, Gilberto Schaedler, que será responsável pela unidade de Nova Alvorada do Sul.
Desenvolvimento
O prefeito de Nova Alvorada do Sul, Arlei Silva Barbosa, enfatiza que o município deve se desenvolver mais com a instalação da usina e que as parcerias com o Senai na qualificação de mão-de-obra despertarão o interesse de grandes empresas para se instalarem no Estado. "Nova Alvorada do Sul vai dar um grande passo rumo ao desenvolvimento com a vinda dessa usina do Grupo ETH, que decidiu investir no nosso município também pela disponibilidade de qualificação de mão-de-obra que o Senai se propôs a fazer", pontuou.
Na análise do presidente do Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul), Roberto Hollanda Filho, entidade que congrega o Sindal/MS (Sindicato das Indústrias de Fabricação do Álcool do Estado) e Sindaçúcar (Sindicato das Indústrias de Fabricação do Açúcar do Estado), a inauguração da Usina Santa Luzia, em Nova Alvorada do Sul, é bastante positiva para o setor sucroenergético do Estado. "Um dos maiores grupos do setor no País traz para Mato Grosso do Sul um pólo sucroenergético e isso nos consolida como um player no cenário nacional de bioenergia", destacou.
Roberto Hollanda reforça que a entrega de mais uma unidade do Grupo ETH Bioenergia, que já possui a Usina Eldorado, em Rio Brilhante, traduz o bom momento do setor sucroenergético em Mato Grosso do Sul. "A inauguração consolida o nosso Estado como um grande produtor de açúcar e álcool no Brasil", pontuou, revelando que o setor passa a contar com 19 usinas em operação, devendo fechar este ano com mais duas novas usinas até o fim de dezembro.
A ETH Bioenergia tem como meta ser uma das maiores do setor até 2016 e, para isso, tem investido mais de R$ 6 bilhões na criação de três pólos produtivos, localizados nos Estados de São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul, ocupando mais de 520 mil hectares de cultivo de cana-de-açúcar. Junto com as outras duas usinas da ETH – Conquista do Pontal, em Teodoro Sampaio (SP), e Rio Claro, em Caçu (GO) –, a Santa Luzia irá produzir 50 MW (MegaWatts) de energia a partir do bagaço da cana-de-açúcar, sendo que cerca de 70% da produção dessa energia já foi comercializada. Com uma planta totalmente informatizada, a usina vai gerar 1,5 mil empregos, sendo 900 postos de trabalho diretos.