Quinta-feira, 25 de Setembro de 2008, 10h:12 -
A
|
A
Fogo recomeça na Serra do Amolar
Lucia Morel - Capital News (www.capitalnews.com.br)
O Corpo de Bombeiros e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama/MS) se mobilizam novamente para combater novos focos de incêndio na Serra do Amolar, no Pantanal corumbaense.
Na segunda-feira o Ibama solicitou militares do Corpo de Bombeiros e ontem sete homens de Campo Grande e Corumbá retornaram ao local para ajudar no combate ao fogo, que reiniciou ontem.
De acordo com o coronel Ociel Ortiz Elias, o major Francimar já está na Serra do Amolar e será o responsável por monitorar a área e dar uma posição sobre a atual situação do fogo na região. “Até as 16 horas acredito que ele já terá nos enviado o relatório informando sobre as condições do fogo ali”, afirmou o coronel.
No último sábado, com uma chuva fina que caiu na região o fogo havia cessado, tendo permanecido apenas um foco de incêndio que não tinha força. “Retiramos nossos homens de lá no sábado porque já não havia riscos de novos incêndios, mas alguns homens do Ibama e da própria reserva permaneceram no local para evitar o avanço do fogo”, disse, Ortiz, relatando que as causas do retorno do fogo ainda não são conhecidas.
O incêndio na Serra do Amolar começou no dia 12 de setembro e se concentra no entorno do Parque Nacional do Pantanal, unidade de conservação de âmbito federal, região de forte apelo paisagístico e uma das mais belas do Pantanal, formada por vegetação típica de cerrado. Trata-se de área de reserva natural, que abriga a biodiversidade pantaneira, sendo que muitas espécies da fauna encontram-se em risco de extinção. A causa do início do fogo foi um raio que caiu sobre a vegetação seca, sem que houvesse chuva.