Campo Grande 00:00:00 Domingo, 22 de Dezembro de 2024


Interior Quinta-feira, 22 de Agosto de 2013, 18:06 - A | A

Quinta-feira, 22 de Agosto de 2013, 18h:06 - A | A

Fundo vai priorizar projetos estruturantes e mobilidade urbana no Centro Oeste

Lucas Junot - Capital News (www.capitalnews.com.br)

O diretor superintente da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste), Marcelo Dourado, informou aos senadores Ruben Figueiró (PSDB-MS), Jayme Campos (DEM-MT) e Lúcia Vânia (GO) que vai decidir conjuntamente com os quatro governadores da região quais serão as prioridades de investimentos a serem realizados com os recursos do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO). Ele adiantou que serão escolhidos os projetos estruturantes que interajam com mais de uma unidade da federação, especialmente na área de infraestrutura logística (ferrovia, rodovia e hidrovia). Marcelo Dourado citou algumas ferrovias e a duplicação da BR 163. Também disse que os recursos do FDCO serão usados prioritariamente em projetos na área de mobilidade urbana.

Em reunião na sede da Sudeco nesta quinta-feira (22), os parlamentares, o superintendente e assessores conversaram sobre a regulamentação do FDCO, que estava sendo aguardada há meses, para poder viabilizar o empenho e posterior liberação dos R$ 1,5 bilhões do fundo. A definição sobre os projetos a serem contemplados tem de ocorrer no máximo até dezembro, para que este recurso seja usado ainda no exercício de 2013.

O senador Ruben Figueiró ressaltou projetos de fundamental importância para o Mato Grosso do Sul, como a recuperação do Rio Taquari e a necessidade premente de investimentos em logística para facilitar o escoamento da produção, além da recuperação e construção de estradas e pontes. O senador Jayme Campos reforçou a carência da infraestrutura, que prejudica enormemente a região e reforçou que o Centro-Oeste tem sido fundamental para o PIB brasileiro. A senador Lúcia Vânia destacou a necessidade de se fazer um planejamento para que os recursos sejam usados de forma igualitária para toda a região e nenhum estado fique prejudicado.

O Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste tem o objetivo de assegurar recursos para a realização de investimentos por parte da iniciativa privada em infraestrutura, serviços públicos e empreendimentos produtivos com capacidade de gerar novos negócios e empregos nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. Anualmente o fundo receberá recursos do Tesouro Nacional da ordem de R$ 1,5 bilhões (com reajuste de 10% a cada ano). Além disso, o FDCO poderá receber ainda mais recursos por meio de emendas de parlamentares ao orçamento.

Também participaram da reunião assessores representando os senadores Delcídio do Amaral, Waldemir Moka e Wilder Morais.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS