Quarta-feira, 28 de Maio de 2008, 09h:51 -
A
|
A
IEL divulga na Expo-MS o Programa de Qualificação de Fornecedores
Da Assessoria
O IEL – Instituto Euvaldo Lodi – aproveita a realização da Expo-MS Industrial pela Fiems – Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul – para divulgar o PQF (Programa de Qualificação de Fornecedores). Na manhã desta quarta-feira (28/05), o IEL realizou, no estande do Restaurante Casa Colonial, uma apresentação do Programa.
O presidente da Fiems, Sérgio Marcolino Longen, que fez a abertura da apresentação, disse que o PQF foi criado para atender a demanda das indústrias instaladas no Estado. “Trata-se de mais uma ação da Federação em Mato Grosso do Sul para garantir o funcionamento integral das empresas aqui em operação. Nós já atuamos na formação da mão-de-obra, por meio do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), e agora investimos na qualificação dos fornecedores”, ressaltou.
Oportunidade
O superintendente nacional do IEL, Carlos Roberto Rocha Cavalcante, reforçou que essa apresentação realizada durante a Feira é uma importante oportunidade de discutir e apresentar o PQF ao empresariado do Estado. “O Programa é o maior impacto empresarial dos últimos anos ao fortalecer as pequenas empresa”, declarou, completando que o PQF habilita as empresas a atenderem melhor as indústrias âncoras.
Para Carlos Cavalcante, o Programa traz mais seguranças às grandes indústrias e possibilita o surgimento de novos fornecedores. “Nossa missão é formar um grupo empresarial comprometido com a qualidade”, ressaltou o superintendente do IEL Nacional, lembrando que em Três Lagoas o PQF já atraiu 32 empresas durante o lançamento no município no dia 17 de abril.
De acordo com o superintendente do IEL/MS, Bergson Amarilla, elas vão participar do Programa para atender a VCP (Votorantim Celulose e Papel) e a IP (International Paper), cujas fábricas entram em operação a partir do próximo ano no município. “A adesão maciça dos empresários três-lagoense ao Programa mostra o interesse deles em se adequar às exigências da VCP e IP”, disse.
Apresentação
Após a abertura do evento, a consultora do IEL Nacional, Suely Lima Pereira, fez a apresentação do PQF. Ela destacou que os objetivos do Programa é preparar empresas fornecedoras para atender às exigências das grandes compradoras (implementação de requisitos - qualificação) e promover interação facilitada (empresas-âncoras e fornecedoras).
Suely Pereira disse que os benefícios do programa são trazer ganhos de eficiência e produtividade, melhoria da gestão, aumento da competitividade e desenvolvimento sustentável do País. “Já os benefícios para as empresas âncoras são redução dos custos na qualificação de seus fornecedores, estímulo à cultura da qualidade, relações confiáveis de longo prazo com fornecedores, fornecedores monitorados quanto aos requisitos legais, confiança no atendimento, fortalecimento da imagem de empresa e socioambientalmente responsável”, disse.
A consultora do IEL Nacional lembrou ainda que os benefícios do PQF para fornecedoras são modernização da gestão, incremento da competitividade, novos negócios, novos mercados, transparência dos critérios técnicos exigidos pelas âncoras para fornecimento e qualificação subsidiada.