O presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou, nesta quinta-feira (02/09) em Bonito, a parceria com a Fecomércio e Famasul para levar às populações das cidades do interior serviços de saúde, educação, lazer e cidadania. “As entidades que integram o Sistema S têm uma visão empresarial e por isso as nossas atuações tendem a levar em consideração a demanda das comunidades, suas necessidades e reivindicações”, disse ao discursar na cerimônia de abertura da ação social desenvolvida pelo Sesc em parceria com Sesi, Senac, Senar e Prefeitura de Bonito.
Sérgio Longen ressaltou que a presença da Fiems e Famasul no lançamento da ação social da Fecomércio em Bonito reforça a política das instituições de aturarem em conjunto de agora em diante. “Temos a certeza que a Fercomércio, por meio do Sesc, vai beneficiar uma clientela muito grande da população do Estado com o início da operação da carreta do Odontosesc, que oferecerá serviços de assistência odontológica gratuitos, como procedimentos cirúrgico-restauradores e ações de promoção de saúde bucal”, reforçou.
Já o presidente da Fecomércio, Edison Araújo, afirmou que a ação social realizada em Bonito é a primeira de muitas outras iniciativas em conjunto com a Fiems e Famasul. “Para nós, é uma honra estar em Bonito oferecendo serviços de qualidade. O evento de hoje abriu a possibilidade para outras ações nesse sentido com os demais parceiros do Sistema S”, sugeriu. O presidente da Famasul, Eduardo Ridel, também aproveitou para destacar a atuação em conjunto das três federações representativas do setor produtivo de Mato Grosso do Sul. “Hoje, estamos dando o primeiro passo para ações integradas entre Fiems, Fecomércio e Famasul”, disse.
O prefeito de Bonito, José Arthur Soares de Figueiredo, agradeceu o olhar especial do Sistema S para a população do município. “Os moradores mais carentes de Bonito precisavam dessa parceria da Prefeitura com entidades da iniciativa privada, como Fiems, Fecomércio e Famasul. Podemos afirmar que essa iniciativa vai contribuir para melhorar a qualidade de vida da nossa população”, garantiu.
A população de Bonito recebeu atendimento odontológico, aferição de pressão arterial, cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal), teste de glicemia capilar, oficina de bichinhos de balões, pintura facial e um área de recreação com cama-elástica, pula-pula e castelinho, cursos e orientações sobre higiene e manuseio correto dos alimentos para evitar a contaminação por microorganismos, além de informações sobre descongelamento e cuidados com a exposição dos alimentos. Também tiveram oficina de elaboração de currículo e sugestões de apresentação pessoal, curso de produção artesanal de alimentos/culinária básica, cadastro e orientações do Banco da Gente, emissão da 1ª via de Carteira de Carteira de Trabalho, inscrição de estudantes para estágio e divulgação dos serviços prestados e atendimento empresarial ao público.
Biblioteca
Ainda durante discurso em Bonito, Sérgio Longen anunciou que a Fiems está disposta a construir uma Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi no município. “Até o fim de dezembro deste ano, esperamos ter em funcionamento 28 de um total de 30 unidades no Estado, que também serão utilizadas para ministrar cursos de capacitação profissional do Senai por meio do EaD (Ensino a Distância) a partir do próximo ano”, informou, colocando-se à disposição da Prefeitura de Bonito para viabilizar a parceria.
O presidente da Fiems informou que o Sistema Fiems já inaugurou 20 bibliotecas da Indústria do Conhecimento do Sesi distribuídas por 16 cidades de Mato Grosso do Sul - Campo Grande (3), Três Lagoas (2), Dourados (2), Corumbá, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Aquidauana, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde, Naviraí, Nova Andradina, Costa Rica, Iguatemi, Bataguassu e Rio Brilhante. Além disso, neste mês de setembro, ele vai inaugurar as unidades de Paranaíba, Inocência, Maracaju, Amambai e Chapadão do Sul, totalizando 25 unidades.
Após essas inaugurações, terão início as obras de mais três unidades, sendo uma em Aparecida do Taboado, e depois serão definidas as outras duas cidades. “Precisamos apenas que o prefeito demonstre interesse em contar com a biblioteca, cedendo um terreno de mil metros quadrados para a construção da unidade. Toda a construção e equipamentos serão viabilizados pelo Sesi, apenas a manutenção ficará a cargo da Prefeitura”, avisou Sérgio Longen, completando que as bibliotecas são equipadas com aparelhos de ar condicionado, mesas, cadeiras e 10 computadores com acesso à Internet, além de acervo com 1,6 mil livros e dezenas de CDs e DVDs.(Com informações da Fiems)