Terça-feira, 13 de Maio de 2008, 15h:45 -
A
|
A
Máquinas do governo ajudarão áreas urbana e rural
Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)
O governador André Puccinelli cumpriu na última segunda-feira (12) o compromisso de estender a mais um grupo de municípios a parceria na manutenção de estradas vicinais e conservação urbana. No fim de abril, ao repassar veículos e máquinas pesadas a 15 cidades, ele garantiu a cedência de mais um lote ainda no mês de maio. A distribuição feita ontem soma 44 equipamentos.
Em Anaurilândia, o lote de três máquinas cedidas pelo governo vai assegurar rapidez e qualidade do trabalho, não somente nas estradas vicinais. “É a certeza de agilidade nos serviços da Secretaria de Obras, Viação e Serviços Urbanos. Essa parceria do governo com o município é muito importante”, afirma o prefeito Antônio Eduardo de Lima Ricardo. Dois caminhões caçambas foram destinados a Anaurilândia, dobrando a quantidade desses veículos a serviço da prefeitura. “A limpeza urbana vai melhorar bastante. Em cidade pequena como a nossa, a prefeitura atua muito no recolhimento de entulho”, diz.
Nas estradas vicinais, a expectativa é que o reforço dos veículos acelere o serviço em pontos de estrangulamento, oferecendo melhores condições de tráfego. “Especialmente na época de chuvas, é natural que surjam pontos críticos. Com mais máquinas, a prefeitura tem condições de dar respostas mais rápidas à comunidade”, destaca o prefeito. Anaurilândia tem na pecuária de corte sua maior força econômica e começa a se beneficiar também da expansão da indústria sucroalcooleira, que tem uma unidade sendo implantada. “Está agora na etapa agrícola, de plantio da cana”, relata o chefe do executivo municipal, apontando esse como um segmento que também vai se beneficiar da melhoria das obras viárias. “O setor utiliza muito as estradas vicinais para transportar a cana até a indústria”, ressalta.
A terceira máquina cedida é um rolo compressor, que a prefeitura utilizará nas obras de pavimentação asfáltica e tapa-burcacos na região urbana. Até então, o município não contava com nenhum equipamento desse tipo. “Sem o rolo compressor, a qualidade do serviço ficava comprometida”, lembra o prefeito Antônio Eduardo, prevendo avanços nas obras a partir de agora.
Alcinópolis recebeu em cedência uma motoniveladora e comemora a parceria que não conseguiu nos oito anos anteriores à administração André Puccinelli. “Sentimos muitas dificuldades por falta de parceria do governo. Agora, já estamos vendo a diferença; tudo começa a modificar”, afirma o prefeito Ildomar Carneiro Fernandes.
A malha viária vicinal de mais de dois mil quilômetros é uma preocupação permanente e gera constantes pedidos de serviço à prefeitura. “Tem muita estrada de fazenda e as pessoas ficam desesperadas pedindo para a prefeitura patrolar. Tínhamos duas patrolas e isso não é suficiente”, relata o prefeito.
O terreno arenoso é uma dificuldade a mais. O trabalho de adequação das estradas exige que se façam “lombadas” para escoar a água acumulada em valas na estrada. “Precisamos sempre de muitas máquinas porque o trabalho não é só o de alisar a pista”, explica o dirigente municipal. A manutenção e adequação nas vias que servem ao transporte escolar – mais de 70 quilômetros – também deve melhorar com o incremento de mais uma motoniveladora ao parque de máquinas do município. (Com informações do Gov. MS)