O governador Beto Richa (PSDB) sinalizou que o Paraná pode dar início à obra do ramal ferroviário que ligará Maracaju, em Mato Grosso do Sul ao porto de Paranaguá, em encontro ontem com empresários da Associação Comercial do Paraná (ACP), em Curitiba. O projeto seria possível a partir de uma parceria público-privada, adiantou Beto, para escoar a produção sul-mato-grossennse no porto.
De acordo com o Sul News, para a implantação do ramal rodoviário de ligação do Mato Grosso do Sul ao Paraná, Beto confirmou a ida ao Paraná do governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), no final deste mês.
Saindo de Maracaju, o projeto do ramal prevê passagem por Dourados e Cascavel, antes de chegar ao porto. “O governador Puccinelli me disse que quer escoar toda a produção de grãos de seu Estado pelo nosso porto”, disse Beto.
A região de Maracaju e a de Dourados concentram 80% da produção agrícola do Mato Grosso do Sul, com produção de quatro milhões a cinco milhões de toneladas de grão por ano, cuja maior parte hoje são transportadas por rodovia, com custo maior.