Quinta-feira, 26 de Junho de 2008, 08h:20 -
A
|
A
Presidente da Fiems vai a OAB defender mudança de horário do MS
Da Redação
O presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sérgio Marcolino Longen, participa nesta sexta-feira (27), a partir das 9 horas, da sessão ordinária do Conselho Seccional da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul) para defender a proposta de mudança do horário do Estado, igualando-se ao fuso de Brasília (DF).
De acordo com o secretário-geral da OAB-MS, Ary Raghiant Neto, a entidade abriu processo administrativo n.º 050/2008, tendo como relator o conselheiro Fabiano Stephanini, para que o Conselho Seccional defina o posicionamento da Ordem relativo ao assunto. Também participarão da sessão ordinária os senadores Delcídio do Amaral (PT-MS) e Valter Pereira (PMDB-MS), sendo que ambos têm posições favoráveis à mudança do fuso horário do Estado.
Desde maio deste ano a Fiems desenvolve a campanha "Chega de Atraso. Mato Grosso do Sul na Hora Certa" nas principais cidades do Estado com a distribuição de adesivos e instalação de outdoors. Além disso, Sérgio Longen já encomendou um levantamento para identificar os prejuízos econômicos que a diferença de uma hora em relação ao horário de Brasília causa à atividade industrial sul-mato-grossense.
"A falta de sincronização do fuso horário estadual com o nacional provoca ao setor produtivo do Estado a perda de duas horas de trabalho por dia, um dia por mês e quase um mês por ano. Isso é prejuízo econômico e atraso nos processos produtivos de Mato Grosso do Sul", destaca o presidente da Fiems.
O empresário informa que o levantamento, além de identificar os prejuízos econômicos que essa diferença no horário de Mato Grosso do Sul com o de Brasília traz para a atividade industrial, também apontará quais os horários de maior risco de insolação e o número de pessoas que migraram para o Estado e são nativos de locais onde o fuso horário é semelhante ao oficial.
Ele lembra também que a Câmara Federal e o Senado já analisam projetos de lei sobre a mudança do fuso horário do Estado, de autorias, respectivamente, do deputado federal Geraldo Resende (PMDB/MS) e do senador Delcídio do Amaral. "Chegou o momento de Mato Grosso do Sul passar a integrar-se de maneira plena ao restante do País", finaliza. (Com Assessoria da Fiems)