Terça-feira, 30 de Outubro de 2007, 07h:48 -
A
|
A
Programas realizados pelo Sebrae e IEL superam metas
Da Redação
Os programas de Capacitação Empresarial para Micro e Pequenas Empresas e o Bolsas de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico às Micro e Pequenas Empresas (Bitec), realizados em parceria entre Sebrae e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), superaram suas metas. Esse resultado positivo foi apresentado na quarta-feira (24) ao presidente do Sebrae, Paulo Okamotto durante reunião na sede do Nacional em Brasília (DF).
Durante dois anos, o Programa de Capacitação Empresarial formou mais de 2,6 mil empresários em 25 estados e no Distrito Federal. No início do convênio, a meta era capacitar cerca de 1,7 mil. Pelo programa foram realizados 86 cursos com temas como marketing, finanças, recursos humanos e gestão ambiental. O previsto eram 71 cursos.
No total, foram 12.730 horas de capacitação. A maior procura dos empresários foi por cursos com duração de 90 horas, mas o programa também ofereceu cursos de 180 e de 360 horas. A capacitação também atendeu 20 Arranjos Produtivos Locais (APL).
Pesquisa realizada com os alunos desses cursos mostrou que os empresários ficaram satisfeitos com o resultado. Na avaliação da qualidade, os cursos receberam nota 8,26, de uma escala de um a dez. Além disso, 73% dos alunos revelaram que em função do curso foi planejada ou implementada alguma mudança na empresa onde trabalham.
Na ocasião, também foram apresentados os resultados da sétima edição (2006-2007) do Bitec. O objetivo do programa é contribuir para o aumento da competitividade das micro e pequenas empresas brasileiras por meio de consultorias tecnológicas. Pelo programa são oferecidas bolsas de iniciação tecnológica para alunos de graduação pelo período de seis meses.
Cerca de 900 projetos foram inscritos nesta edição do Bitec. Destes, 511 foram selecionados e receberam a bolsa. O destaque deste ano ficou por conta da Bahia. Somente este estado apresentou 120 projetos e teve 72 aprovados. Cerca de 42% dos projetos inscritos são do Nordeste do País.
O Bitec já existe há dez anos e conta também com a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Nesse período, 3,5 mil empresas e estudantes foram atendidos, cumprindo o objetivo do programa que é aproximar a universidade das micro e pequenas empresas.
"Se essa parceria entre empresa e academia está acontecendo, mesmo após o término da bolsa, então, o programa é ótimo", disse Okamotto. ficou satisfeito com os resultados apresentados e ressaltou que IEL e Sebrae estão trabalhando juntos para a renovação desta parceria nos próximos anos.
Participaram da apresentação os gerentes do Sebrae das Unidades de Acesso à Inovação e Tecnologia, Paulo Alvim; de Atendimento Individual, Enio Pinto; e de Capacitação Empresarial, Mirela Malvestiti. Também estavam presentes o superintendente do IEL Nacional, Carlos Cavalcante, e os gerentes do IEL de Educação Empresarial, Oto Morato; de Estágios e Desenvolvimento de Novos Talentos, Ricardo Romeiro; e de Desenvolvimento Empresarial, Tatiana Farah.
Serviço
Agência Sebrae de Notícias - (61) 3348-7494 e (61) 2107-9359 / 9362
Instituto Euvaldo Lodi (IEL) - www.iel.org.br .
(Com informações do Núcleo de Comunicação Social/Sistema Fiems )