Com a assinatura de um protocolo de intenções entre os governos de Mato Grosso do Sul e do Paraná para a formação de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), com o objetivo de construir um ramal ferroviário ligando Maracaju (MS) até o Porto de Paranaguá (PR), na sexta-feira (07) durante evento do Mercosul, o Estado terá a integração dos modais de transporte para o escoamento de sua produção agrícola. Amanhã (11), em Brasília, acontece a primeira reunião entre técnicos da SPE, o secretário estadual de Obras Públicas e de Transportes (Seop), Edson Giroto, com o sub-chefe de Assuntos Federativos da Presidência da República, Alexandre Padilha, para tratar da execução do projeto.
“A construção dessa ferrovia é o passo maior rumo à concretização do projeto, que pretende tornar Mato Grosso do Sul o celeiro do Centro-Oeste e do Brasil. Os investimentos em infra-estrutura logística tornam os modais mais baratos para o escoamento da produção agrícola, o que tornará o Estado mais competitivo”, afirmou o governador e presidente do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), André Puccinelli, durante o evento.
De acordo com o secretário Edson Giroto, o projeto da ferrovia Maracaju a Porto de Paranaguá (PR) já tinha sido definido como prioritário pelo governo Federal, mas a construção do ramal ainda dependia do governo do Estado do Paraná. Com a proposta da SPE, que é formada pelos governos do Paraná, Mato Grosso do Sul e governo Federal, continua Giroto, técnicos dessas três esferas governamentais irão projetar, licitar, executar e captar recursos para a construção desse ramal. “Esse recurso poderá vir do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), dos governos dos dois estados ou do governo Federal”, explica.
Para o secretário, a construção da ligação ferroviária é importantíssima para Mato Grosso do Sul já que irá interligar as ferrovias Novoeste e Ferroeste. “Hoje, só temos o porto de Santos. Com o novo ramal, a produção de grãos da região de Dourados e Conesul terá outra opção de escoamento”, avalia. Giroto lembra que, futuramente, poderá haver uma ligação de Ponta Porã até Concépcion (Paraguai), onde há uma área constituída do Estado para um porto.
Assinatura
A assinatura da SPE aconteceu durante o Foro Consultivo de Municípios, Estados federados, províncias e Departamentos do Mercosul (FCCR) – Eixo Sul, na sexta-feira, em Foz do Iguaçu, no Paraná. A SEP foi avalizada pela Casa Civil da Presidência da República, sendo de responsabilidade do governo federal a mediação das ações para construção da ferrovia, que parte de Maracaju, passa por Mundo Novo, entrando no Paraná pela cidade de Guaira, indo até Cascavel e finalizando no Porto de Paranaguá.
No final do evento, Puccinelli disse que a ferrovia será a abertura de um novo canal de distribuição da produção agrícola sul-mato-grossense, que irá gerar benefícios para o Estado e para os paises do Mercosul. “Com essa ferrovia, muitos empregos serão gerados para brasileiros, uruguaios, argentinos e paraguaios”, ressaltou. (Notícias MS)