Segunda-feira, 25 de Agosto de 2008, 17h:50 -
A
|
A
Senai de Três Lagoas forma mais 264 trabalhadores para indústria
Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)
O Senai de Três Lagoas entrega no próximo sábado (30/08), às 19 horas, no Anfiteatro da AEMS (Faculdades Integradas de Três Lagoas), os certificados de conclusão de cursos técnicos para 264 trabalhadores para atender a demanda da VCP (Votorantim Celulose e Papel) e IP (International Paper) no município.
De acordo com o coordenador-técnico do Senai de Três Lagoas, Luiz Guilherme Gonçalves da Silva, os cursos foram realizados em parceria com as duas empresas, que já absorveram 80% dos trabalhadores que receberão os certificados no próximo sábado.
Ele explicou que os 264 trabalhadores fizeram os seguintes cursos técnicos: celulose (109 formandos), química (35 concluintes), mecânica com habilitação em máquinas e motores (40 trabalhadores), eletrônica (40 pessoas) e instrumentação (40 concluintes).
Os cursos foram realizados pelo Senai em parceria com a VCP e a IP que solicitaram trabalhadores com essas formações, por isso, tão logo estes trabalhadores concluíram os cursos, foram logo contratados, ressaltou o coordenador-técnico do Senai de Três Lagoas, completando que 50% dos formandos são mulheres.
VCP e IP
As fábricas da VCP e da IP em Três Lagoas entrarão em operação em maio do próximo ano. No caso da VCP, a fábrica de celulose terá capacidade de produção de 1,3 milhão de toneladas de celulose branqueada de eucalipto por ano, enquanto a fábrica de papel da IP terá capacidade para produzir 200 mil toneladas por ano de papel não revestido.
A VCP e IP já realizaram o desembolso de cerca de US$ 450 milhões no empreendimento, cujo orçamento total é de US$ 1,5 bilhão até 2009. O empreendimento elevará em 300% o PIB do município de Três Lagoas e em 13,5% o PIB do Mato Grosso do Sul. O investimento deverá gerar cerca de 30 mil postos de trabalho na região, quando a unidade entrar em funcionamento.