A governadora em exercício, Simone Tebet se reuniu hoje (11) com a prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura e representantes do Patrimônio da União para discutir sobre o processo que está sendo desenvolvido no município para o remanejamento de famílias que ocupam parte da área da antiga ferrovia Noroeste do Brasil.
Simone reforçou que o principal compromisso e preocupação, tanto do governo do Estado quanto da prefeitura municipal, é com a questão social das famílias que têm propriedades na região. “Elas são nossa principal preocupação porque estão lá há anos e ajudaram a desenvolver a cidade junto com a linha ferroviária”, afirmou a governadora em exercício.
De acordo com superintendente do Patrimônio da União, Mário Sobral Costa, a partir do georeferenciamento será reafirmada a prioridade com as famílias da área para serem feitas as avaliações e documentação e assim decidido o que será feito da área. As famílias que serão remanejadas da região, após todo o processo, serão indenizadas pela União conforme lei estabelecida e que prevê a medida.
“Estamos em contato direto com prefeitura para não ocorrer nada que fuja dos anseios do município e da população de Três Lagoas”, afirmou o superintendente.
Conforme a prefeita Márcia Moura, o estudo faz parte de um projeto de revitalização do centro do município e com isso a ação deve dar mais qualidade de vida para várias famílias com melhores moradias. “Temos ali duas áreas: uma operacional e outra não operacional. O georeferenciamento vai identificar legalmente quais são as regiões operacionais e identificar o que poderá ser feito na região”, afirmou a prefeita.
Márcia lembrou do apoio do governador André Puccinelli e da vice Simone em investir no crescimento de Três Lagoas incluindo o projeto retirada do movimento dos trilhos do centro para valorização da área. “É uma obra do governo do Estado e do governo Federal que vai beneficiar muito o nosso município”, disse.
“Ali é realmente o nascer de Três Lagoas, um marco para a cidade. A retirada do movimento dos trilhos valorizando toda a região da antiga Noroeste do Brasil, me deixa contente porque é toda uma história da cidade que está sendo enaltecida, valorizada, e muito mais: passar a todos os moradores de Três Lagoas, e da área, o respeito a cada um que mora ali. Mas, além disso, dizer de nossa responsabilidade de levarmos toda essa tônica a diante, junto ao patrimônio e junto ao governo do Estado para que possamos dar as melhores condições possíveis”, completou a prefeita.