O governo do Estado lança oficialmente nesta quinta-feira, a operação do transporte ferroviário de passageiros - o “Trem do Pantanal”, durante o 36º Congresso Brasileiro das Agências de Viagens, realizado de 22 a 24 de outubro, no Rio de Janeiro (RJ).
Reconhecida pela indústria turística como a maior feira de turismo da América Latina e, o principal foro de comercialização e comunicação do setor, a exposição da ABAV é uma excelente oportunidade para o Estado divulgar a tão esperada reativação do trem de passageiros, marcada para maio de 2009.
O evento chega a atrair mais de 20 mil profissionais, entre representantes de órgãos oficiais, associações de turismo, empresas de turismo, companhias aéreas, operadoras de turismo, agências de viagens, operadoras de cruzeiros marítimos, locadoras de veículos, hotéis, companhias de seguros, sistemas de informação e empresas jornalísticas.
Portanto, a ABAV-2008 torna-se uma excelente oportunidade para a apresentação desse novo e tão esperado roteiro turístico. O lançamento do “Trem do Pantanal” irá ocorrer em grande estilo, no estande do governo do Estado: uma estação de trem estilizada em 120 metros quadrados de área, com direito a locomotiva, trilhos e plataforma. No local, os visitantes da feira poderão conhecer um pouco da trajetória da ferrovia no Estado, por meio de fotos e ilustrações e, ainda, adquirir pacotes de viagens.
A Operação do Trem
Funcionando atualmente apenas como transporte de carga, sob responsabilidade da ALL (América Latina Logística), a partir de maio de 2009 o trem também servirá como meio de locomoção para os turistas que querem viajar de Campo Grande para Aquidauana e Miranda.
A operação do trem na área do turismo será realizada pela Serra Verde Express, empresa que detém a concessão do trem turístico na ferrovia Curitiba – Morretes – Paranaguá, Floresta Atlântica (PR), desde 1997.
A nova atração turística do Pantanal será operada aos finais de semana. A saída acontecerá aos sábados, da capital Campo Grande e retorno aos domingos, partindo de Miranda. A locomotiva será composta de sete vagões de passageiros e um bagageiro, com capacidade para transportar até 408 pessoas, nas classes econômica, turística e executiva.
A duração prevista da viagem será de oito horas, com velocidade média de 35 quilômetros por hora e paradas nas estações de Aquidauana e Miranda. Hoje as viagens são feitas a 15 quilômetros por hora, mas com as melhorias que estão sendo realizadas pela ALL – troca e reforma dos trilhos no trecho Campo Grande/Miranda - até dezembro deste ano, essa velocidade será triplicada.
A volta do Trem do Pantanal, além de ser um atrativo de qualidade, que vai proporcionar um aumento no fluxo de turistas, gerar emprego, renda, divisas e qualidade de vida, é um resgate de uma parte importante da História do Estado e da memória de muita gente, principalmente daquelas comunidades situadas ao longo da via férrea.
Serviço
O lançamento do Trem do Pantanal acontece na próxima quinta-feira (23), às 17 horas, no estande do Governo de Mato Grosso do Sul, localizado no pavilhão “3” do Riocentro, durante o congresso da ABAV, realizado no Rio de Janeiro (RJ).
A Feira das Américas - ABAV-2008 começa amanhã (22) e vai até o dia 24. Representantes da Fundação de Turismo de MS estarão nesses três dias participando das rodadas de negócios, reuniões e no estande do governo, divulgando Mato Grosso do Sul.