A Gerência de Unidades de Conservação do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e o Ibama estão reestruturando o Comitê Interinstitucional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais em Mato Grosso do Sul.
No início de março foi realizada uma reunião, no Imasul, para reativação do Comitê. Instituído pelo decreto N° 9.949, de 15 de junho de 2000, o Comitê tem por finalidade promover a discussão, a gestão, a coordenação, o monitoramento, a avaliação, a prevenção e o combate aos incêndios florestais no Estado de Mato Grosso do Sul, inclusive propondo normas.
De acordo com o decreto, o Comitê está vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac), no âmbito estadual, e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no âmbito do governo federal. O Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio de seus órgãos ou instituições, poderá firmar convênios com outras entidades públicas ou privadas com o objetivo de possibilitar a execução das atividades do Comitê.
A reunião técnica foi conduzida pelo Gerente de Unidades de Conservação do Imasul, Leonardo Tostes Palma, que defendeu a importância da reestruturação do Comitê de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais em MS, contextualizando as diversas experiências com gestão do fogo principalmente nas unidades de conservação estaduais, especialmente no Parque Estadual das Várzeas do rio Ivinhema, Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro, Parque Estadual das Nascentes do rio Taquari e Parque Estadual da Serra de Sonora, e também sobre a necessidade de adequações na composição e na elaboração do regimento interno do Comitê.
Como encaminhamento, ficou definida a necessidade de revisão do decreto de criação do comitê, a reativação dos grupos de trabalho, a extensão do convite a outras instituições para participar do Comitê, a formalização de termos de cooperação específicos com as Forças Armadas, a definição de estratégias para uniformização e integração do monitoramento de focos de calor/incêndios e das informações disponíveis.
Estiveram presentes representantes das seguintes Instituições: Acrissul, Agesul, Agraer, Base aérea de Campo Grande, Biosul, Corpo de Bombeiros Militar, Comando Militar do Oeste, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Dnit, Ecoa, Imasul, Embrapa Pantanal, Famasul, Ibama, Icmbio, 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil, Polícia Militar Ambiental, Reflore, Sindicato Rural de Corumbá, UEMS e Uniderp.
A próxima reunião está programada para 1º de abril, às 8 horas, no Imasul, e tem como pauta a gestão do fogo no município de Corumbá e região pantaneira.