Os agapornis encantam a todos pela beleza da sua plumagem. São centenas de cores e combinações diferentes. Podemos citar os Roseicollis verde, Roseicollis arlequim jade, Roseicollis golden americano verde, Roseicollis lutino, Personata verde, Personata verde violeta, Personata verde diluído, Fischeri lutino, Fischeri amarelo de olhos pretoS, Fischeri golden verde duplo fator, entre outros. Mas o que quero abordar nestas linhas é a forma para tratar os filhotes e amansá-los.
Após o nascimento dos filhotes, o criador deve esperar o agapornis começar a ficar empenado para que o mesmo seja retirado do ninho e tratado pelo criador. A alimentação será a base de papinha (pode ser caseira ou industrial, esta última facilmente adquirida em casas de ração). A papinha deve ser dada logo pela manhã, ao meio dia e no fim da tarde, ou seja, três vezes ao dia. Mas isso depende muito do criador. Eu particularmente dou comida aos meus filhotes de agapornis cinco vezes ao dia; no início da manhã, depois por volta de 9h30, ao meio dia, às 15 horas e para finalizar entre às 18h e 19h.
A papinha deve ser dada por meio de uma seringa com um bico metálico adaptado. Esse material é facilmente encontrado em sites especializados em venda de produtos para aves e a custo bem acessível. Coloque em média de 5 a 6 ml de papinha na seringa toda vez que for alimentar o pássaro. Depois de alimentar a ave, a seringa deve ser lavada para evitar o acumulo de sujeiras e restos da própria papa que podem estragar e causar algum problema para a ave. É interessante que desde o início o filhote tenha acesso a painço e girassol, mesmo que ele não coma. Ele vai “brincar” com a ração no princípio e com o passar dos dias começará a se alimentar dela.
Neste período em que a papa estará sendo ministrada, o criador deve observar a ave, para verificar se ela não está ficando triste, o que demonstra que algo está errado com ela. Também deve ser feito bastante carinho no filhote, para que eu se acostume com as pessoas e fique manso. O tempo de desmame varia muito de ave para ave, mas isso geralmente ocorre entre a oitava e décima segunda semana de vida do pássaro.
Por Alessandro Perin, jornalista, criador de pássaros e colaborador do aves e notícias:www.avesenoticias.com.br
Dantadilmarodriguesborstmann 22/02/2023
E.meu.sonho.ter..varios.filhotinhos.de.agaornis.amo.dimais.aguem.tem.pra.doar.amo.muito.mpode.ser.6.oro.rio.grande.do Moro.paraiso.do.sul.6.filhotinhos.amo.muito.e.meu.sonho.se.alguem..doar
1 comentários