Campo Grande 00:00:00 Domingo, 22 de Dezembro de 2024


Meio Ambiente Sábado, 05 de Abril de 2008, 09:48 - A | A

Sábado, 05 de Abril de 2008, 09h:48 - A | A

Entidades querem plantar 600 mil ha de florestas em dez anos

Da Redação

Produtores, empresários, pesquisadores e estudantes que atuam, ou querem conhecer os benefícios da silvicultura terão uma ótima oportunidade de adquirir conhecimento durante o 1º Congresso Florestal do Mato Grosso do Sul – dias 02 e 03 de junho, no auditório do Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande/MS. As entidades promotoras do evento apóiam a implantação de mais de 600 mil hectares de florestas comerciais, nos próximos dez anos, o que dá em torno de 60 mil ha/ano.

No cenário atual, Mato Grosso do Sul tem cerca de 200 mil ha de florestas plantadas, cuja madeira é destinada à produção de papel e celulose e de carvão vegetal, direcionado as indústrias siderúrgicas que já existem ou estão em fase de implantação. A ampliação da área, defendida pelos promotores do evento, tem cunho ambiental e econômico, já que o setor florestal vive uma ótima fase e se demonstra competitivo a nível global.

Diante dessa competitividade mundial, previsão de investimentos para os próximos anos superiores a US$ 14 bilhões, e, principalmente considerando que boa parte deste montante ainda não possui definição exata de local, Mato Grosso do Sul deve atrair parte significativa dos investimentos.

O Estado se destaca em disponibilidade de terras adequadas ao plantio, e localização privilegiada em relação a mercados, especialmente questões de logística - hidrovia, ferrovias, rodovias, gasoduto - podendo se tornar um Estado com uma das maiores concentrações de indústrias de base florestal no Brasil.

“A economia mundial já sinaliza que as atividades economicamente viáveis são aquelas originadas da biomassa, a exemplo dos setores de floresta, sucroalcooleiro e biodiesel. Para o governo Estadual, que busca a diversificação da produção, este evento servirá como instrumento esclarecedor e indutor de novos negócios”, esclarece o secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo (Seprotur), Wilson Gonçalves, antecipando que a programação prevê palestras com renomados conhecedores do assunto.

São parceiras na promoção e realização do 1º MS Florestal: o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria da Seprotur; a Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems); a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul); a Associação Sulmatogrossense de Engenheiros Florestais (AEAMS); Associação dos Engenheiros Agrônomos do Mato Grosso do Sul (ASEF); Câmara Setorial de Florestas do MS/Seprotur e Câmara Setorial de Florestas da Famasul.

Também apóiam o evento o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Prefeitura de Campo Grande, o Sebrae/MS, o Banco do Brasil, a Organização das Cooperativas Brasileiras e o Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia (CREA).

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS