Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 10 de Janeiro de 2025


Meio Ambiente Quinta-feira, 12 de Junho de 2008, 14:27 - A | A

Quinta-feira, 12 de Junho de 2008, 14h:27 - A | A

Pesquisadora da Embrapa Pantanal conquista prêmio internacional

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br) (DA)

A pesquisadora Zilca Campos, da Embrapa Pantanal, acaba de receber um prêmio internacional por seu trabalho com jacarés, que já dura 22 anos. Primeira latino-americana a receber o Castillo, Conservation Prize, ela conta que foi surpreendida ao receber o troféu na semana passada (2 a 7 de junho) em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, durante o 19º Working Meeting of the Crocodile Specialist Group.

"Me informaram que eu poderia dizer três palavras: eu não mereço";, disse a pesquisadora ao público de aproximadamente 300 pessoas que participava do encontro do grupo.

O prêmio é entregue a cada dois anos pelo Grupo de Especialistas em Crocodilianos (Crocodile Specialist Group),que está inserido na Comissão de sobrevivência das Espécies (SSC, sigla em inglês) da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, sigla em inglês), atualmente coordenado pelo australiano Grahame Webb.

Zilca acompanha as atividades do grupo desde 1988 como membro. Segundo ela, o prêmio foi criado em 2002 e o troféu permanece dois anos com cada vencedor.

O primeiro premiado foi John Thorbjarnarson (USA), que em 2004 repassou o troféu para Jennifer Daltry (Cambodia).

Em 2006, um grupo de pesquisadores das Fillipinas ficou com a premiação: Merlijn van Weerd, Dominic Rodriguez, Bernard Tarun, Sam Telan, Jessie Guerrero, Marites Balbas e Jan van der Ploeg.

Entre os critérios de escolha está a dedicação do pesquisador na conservação dos crocodilianos. Zilca chegou a passar noites inteiras observando o comportamento e capturando os jacarés. A pesquisadora monitora os jacarés não apenas no Pantanal. Em Santa Cruz ela apresentou o trabalho, Status de conservação dos habitats de jacaré-paguá em áreas do entorno do Pantanal e Amazônia Central.

A pesquisadora disse que o prêmio é da Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. "A Embrapa sempre apoiou o trabalho, de forma contínua ao longo desses anos. Rendeu muitos frutos para pesquisa e a conservação dos jacarés".

Zilca agradece o apoio que recebeu até agora do WWF, Conservação Internacional, CNPq, Fundect, Fundação O Boticário, INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), Ibama e Instituto Chico Mendes. "Também agradeço muito à equipe da Embrapa Pantanal que me acompanha nos trabalhos de campo de forma incansável e nas análises", afirmou.

A equipe de pesquisadores de fauna da Embrapa Pantanal ficou orgulhosa pela conquista. "Foi merecido que a comunidade científica internacional tenha reconhecido o trabalho dela e da Embrapa Pantanal";, disse o colega Guilherme Mourão.

O chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Unidade, Thierry Ribeiro Tomich, também comentou: "É um dos prêmios mais importantes relacionados à conservação de fauna e essa conquista é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo grupo de pesquisadores da fauna da Embrapa Pantanal". O troféu ficará na Embrapa Pantanal até 2010.(Corumbá Online)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS