Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 10 de Janeiro de 2025


Meio Ambiente Segunda-feira, 01 de Setembro de 2008, 13:49 - A | A

Segunda-feira, 01 de Setembro de 2008, 13h:49 - A | A

Projeto forma educadores ambientais no Estado

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br) - (DA)

Em Corumbá, um dos principais destinos turísticos de Mato Grosso do Sul, a população vai entender melhor sobre o meio ambiente. Se depender da professora Simone Valle e do Coletivo Educador do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado das Bacias dos rios Miranda e Apa (Cidema) os corumbaenses, e muitos outros sul-mato-grossenses, vão se transformar em disseminadores de educação ambiental.

Simone é uma das participantes do curso de formação de educadores ambientais, realizado na sexta-feira (29) na Federação de Agricultura e Pecuária de MS (FAMASUL), parceira do projeto. “A metodologia é muito interessante, ela incentiva a liderança da população e desperta a organização da sociedade”, conta a professora, avalizando a eficácia do programa que tem o objetivo de criar e fortalecer redes e coletivos locais por meio da formação em educação ambiental de lideranças populares.

O encontro que trouxe Simone a Campo Grande foi o segundo do ano. Moradores selecionados em várias cidades do Estado assistiram às palestras do programa que se divide em cinco eixos: Educação Ambiental, Recursos Hídricos, Articulação do Grupo e da Comunidade, ! Educomun icação e Desenvolvimento Local.

Dácio Queiroz, diretor-secretário da FAMASUL, participou da criação do Cidema, desenvolvido com recursos do Fundo Nacional do Meio Ambiente. Ele reconhece a importância de parcerias que incentivem o uso racional dos recursos naturais e estimule a educação ambiental. “Eu tenho muito orgulho de frutificar educadores em nossa casa”, disse.

Formação de educadores

O programa Coletivo Educador do Cidema promove cursos, oficinas e intervenções nas comunidades através de um curso de duração mínima de 180 horas (presenciais e à distância). Na metodologia da formação, construída e adotada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), Diretoria de Educação Ambiental (MMA) e educadores ambientais do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do todo o País, cada um dos 104 selecionados para a primeira fase do curso deverá formar, pelo menos, outras quatro lideranças populares. (Com Assessoria)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS