Domingo, 21 de Setembro de 2008, 07h:20 -
A
|
A
Sebrae mostra os benefícios das Florestas no Shopping da Capital
Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)
Tomar café, sair de carro, ler um livro, sentar numa cadeira, comer uma castanha. Todas essas atividades e muitas outras do dia-a-dia estão ligadas a derivados da árvore. “As pessoas não pensam o quanto se relacionam e dependem das árvores”, diz Benedito Mário Lázaro, da Reflore, um dos parceiros do Sebrae/MS na realização da Mostra de Benefícios Florestais, que acontece no Shopping Campo Grande até dia 21 de setembro.
Na Praça Central do Shopping, os visitantes vão poder entender como é o processo produtivo com base na floresta plantada. “O ciclo, da plantação até a transformação no produto final, envolve responsabilidade e respeito ao meio ambiente e pode ser uma atividade rentável”, explica Benedito Mário.
A Mostra de Benefícios quer esclarecer dúvidas e mitos que ainda persistem em relação ao setor florestal. Segundo Patrícia Gasparetto, gestora de silvicultura do Sebrae/MS, o Estado tem um potencial enorme para o desenvolvimento do setor que passa por um período de intensos avanços e mudanças culturais relativos ao seu uso e preservação.
Quem passa pela Mostra se surpreende, mas aprova a iniciativa. “Há tantos anos ouvimos falar do desmatamento da Amazônia, da impunidade daqueles que a exploram, do número crescente de árvores derrubadas, mas pouco tem sido feito para resolver o problema. Ações como esta, na cidade, nos faz lembrar da importância do tema e que nós precisamos fazer alguma coisa”, comenta a visitante Mary Murackami Martins.
No domingo, serão distribuídas mudas nativas das 16 às 18 horas. “Estamos conversando com as pessoas, principalmente com as crianças, para valorizar o Dia da Árvore. Se quisermos continuar a beber água limpa no futuro, por exemplo, temos que começar a preservar as matas agora”, afirma Benedito Mário.
A Mostra de Benefícios Florestais é uma organização do Sebrae/MS e tem o apoio do Shopping Campo Grande, Reflore-MS, Famasul e Alvorada Materiais de Construção. (Com informações da Assessoria)