Em comemoração aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva abre nesta quinta-feira o Ano do Intercâmbio Brasil-Japão, às 10h, em cerimônia oficial no auditório do Itamaraty. Os ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim, da Justiça, Tarso Genro e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, participam da abertura do evento.
Durante 2008, serão realizados nos dois países diversos eventos visando implementar as relações bilaterais em áreas como biocombustíveis, agricultura, siderurgia, mineração e meio ambiente. Também haverá, ao longo do ano, exposições de artes plásticas e apresentações culturais nos dois países.
Ao fim da solenidade, Lula segue para o Palácio do Planalto, onde recebe o presidente mundial da Telecom Itália, Gabriele Galateri di Genola. Em pauta, entre outros assuntos, as operações das empresas de celular TIM e Vivo no Brasil. A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, deve participar do encontro, às 11h30.
À tarde, o primeiro compromisso da agenda é uma audiência com o governador do Amapá, Waldez Góes (15h). Na seqüência, Lula se reúne com o presidente do Conselho de Administração da Gradiente, Eugênio Staub (16h30); com o candidato a presidente do Paraguai, Lino Oviedo; e com o ministro da Fazenda, Guido Mantega (18h).