Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 10 de Janeiro de 2025


Nacional Sábado, 05 de Julho de 2008, 17:35 - A | A

Sábado, 05 de Julho de 2008, 17h:35 - A | A

Empregados da Embrapa paralisam atividades em todo país

Da Redaçăo- (DA)

Sem acordo com o governo, os trabalhadores da Embrapa paralisarão suas atividades em todo o país, por tempo indeterminado, a partir da próxima terça-feira (8/6). O Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (SINPAF) está orientando a categoria a só voltar ao trabalho após o governo autorizar um reajuste salarial com ganhos reais (acima dos índices da inflação oficial do último ano).

A mobilização tem por objetivo pressionar o Ministério do Planejamento a autorizar um reajuste maior do que o inicialmente proposto: 5,04%, correspondente apenas à reposição do IPCA entre maio de 2007 e abril de 2008. A negociação se dá entre a empresa e o Sindicato, mas cabe ao Planejamento autorizar os índices referentes às cláusulas econômicas da pauta de negociação.

Salários pagos na Embrapa estão abaixo dos de outras categorias públicas

Apesar dos expressivos resultados de seu trabalho para a economia e a segurança alimentar do Brasil, os trabalhadores da Embrapa têm salários mais baixos que várias outras categorias públicas. Com isso, a empresa vem perdendo talentos, pois muitos pesquisadores e outros profissionais altamente qualificados não permanecem em seu quadro, atraídos por outras possibilidades profissionais.

Números da Embrapa

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária foi fundada há 35 anos e está vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Hoje, tem unidades e centros de pesquisa em todo o país, além de escritórios internacionais. Seus mais de oito mil trabalhadores, entre pesquisadores, técnicos e pessoal de apoio, contribuem diretamente para o crescimento do PIB agropecuário brasileiro por meio das tecnologias que, juntos, desenvolvem.

De acordo com o Balanço Social 2007 da empresa, para cada real aplicado em pesquisa, a Embrapa retornou R$ 13,36 aos brasileiros. Cerca de 15 mil empregos, no mínimo, foram gerados o longo de toda a cadeia produtiva na qual as tecnologias geradas na empresa foram aplicadas em 2007. O retorno do trabalho desenvolvido na Embrapa também ajuda a preservar uma grande área de floresta, já que o desenvolvimento tecnológico proporcionado pela pesquisa agropecuária aumentou a produtividade agrícola em 87%. (Com informações MS Notícias)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS