Durante seu programa semanal de rádio, nesta segunda-feira (dia 11), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, voltou a defender a candidatura do Rio de Janeiro a sede da Olimpíada de 2016.
De volta ao Brasil, após acompanhar a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, em Pequim, na última sexta-feira (dia 8), o presidente Lula disse que tratará do assunto em todos os seus encontros com autoridades internacionais e que será cabo eleitoral da candidatura do Rio.
“Mostrei para eles (Comitê Olímpico Internacional) que é importante olhar o Rio de Janeiro com olhar de futuro, ou seja, imaginar o que será o Brasil em 2016”, disse no programa Café com o Presidente.
O presidente da Repúbliica ressaltou que, nos próximos oito anos, haverá menos pobres no país e a economia brasileira se fortalecerá. O anúncio da sede será anunciado no ano que vem. A capital fluminense concorre com Tóquio, Madri e Chicago.
Na avaliação de Lula, o fato de competir com cidades de países desenvolvidos não prejudica o Rio. “Nós precisamos parar com essa história de achar que somos coitadinhos, que somos pobrezinhos, que não podemos nada. Nós podemos. Nós tivemos o Pan, que foi um sucesso extraordinário”, destacou.
Durante sua viagem à China, Lula visitou a Vila Olímpica, almoçou com integrantes da delegação brasileira e pediu apoio à candidatura carioca ao governo chinês. O presidente também visitou a Casa Brasil, criada pelo Comitê Olímpico Brasileiro com o apoio do governo federal, para divulgar a candidatura do Rio.