O Governo Federal autorizou, na sexta-feira (14), a realização de um concurso público para a Polícia Federal, conforme publicado no Diário Oficial da União. A portaria prevê a oferta de mil vagas para diversos cargos na corporação.
As vagas serão distribuídas entre as seguintes funções: 120 para delegado de polícia federal, 69 para perito criminal federal, 630 para agente de polícia federal, 160 para escrivão de polícia federal, além de 21 vagas para o cargo de papiloscopista policial federal.
O edital de abertura do concurso deverá ser publicado dentro de seis meses a partir da data da publicação da portaria, conforme estabelecido no documento oficial.
O anúncio foi feito pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, após uma reunião no Palácio do Planalto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
Na ocasião, foi destacada a prioridade do concurso da PF, que faz parte de um plano para o ingresso de 2 mil novos profissionais na corporação entre 2025 e 2026. A ministra informou que outros certames também serão anunciados, e a efetiva entrada dos aprovados deve ocorrer até o final deste ano ou no próximo ano.