A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) realizou, nesta terça-feira (12), em Campo Grande, a Solenidade de Outorga da Medalha Patrono Penitenciário "Senador Ramez Tebet", homenageando policiais penais, autoridades e colaboradores que se destacaram no aprimoramento do sistema prisional de Mato Grosso do Sul. Ao todo, 67 pessoas receberam a medalha, em reconhecimento ao trabalho dedicado em enfrentar as dificuldades do sistema e implementar estratégias para a ressocialização e segurança.
Agência de Notícias
Solenidade reconhece o trabalho de servidores do sistema prisional de MS e destaca avanços no enfrentamento das dificuldades do setor
Durante o evento, o diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, ressaltou a importância do trabalho em equipe para garantir uma gestão eficiente. Ele destacou o crescimento da instituição, que está prestes a completar 47 anos de existência, e a recente celebração dos dois anos e meio da Polícia Penal. Maiorchini também mencionou o aumento das atividades de escolta e transferência de presos, além das 17 turmas de capacitação promovidas pela Escola Penitenciária, com mais de 700 servidores formados este ano.
Além disso, o dirigente falou sobre as obras em andamento, como a construção de quatro novos presídios no estado, que irão acrescentar 1.600 vagas à capacidade do sistema penitenciário. Ele pediu apoio ao Governo do Estado para a aprovação da Lei de Regulamentação da Polícia Penal, a realização de concurso público para reforçar o efetivo e a modernização de armamentos e fardamentos. Maiorchini também destacou a necessidade de acelerar o processo de promoção dos servidores, que ainda aguarda parecer da Procuradoria-Geral do Estado.
O secretário-adjunto da Sejusp, Ari Carlos Barbosa, representando o Governo do Estado, abordou o cenário desafiador do sistema prisional, destacando a alta taxa de encarceramento de Mato Grosso do Sul, quase o dobro da média nacional. No entanto, ele destacou os avanços significativos alcançados, com a pacificação do sistema e o controle de situações críticas. A solenidade também contou com o lançamento da 2ª Edição da Revista Polícia Penal em Ação e homenagens a policiais com mais de 40 anos de serviço, como Acir Rodrigues e Valdimir Ayala Castro.
“A quantidade de detentos no estado se aproxima da realidade dos Estados Unidos, país que mais prende, onde a taxa é de 650 presos por 100 mil habitantes”, pontuou.