A Polícia Federal deflagrou, uma operação para desarticular uma quadrilha internacional de tráfico de cocaína que usava Mato Grosso do Sul como rota de transporte da droga nesta terça-feira (12). Os criminosos traziam a cocaína de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, e utilizavam uma rodovia brasileira que passa pelas cidades de Amambai, Tacuru e Sete Quedas. Ao todo, foram expedidos 63 mandados judiciais, incluindo 36 de busca e apreensão e 27 de prisão, com foco em cidades do Paraná como Umuarama e Guaíra.
A investigação, que já resultou na apreensão de quase uma tonelada de cocaína, revelou que o grupo transportou mais de 20 toneladas da droga desde 2020. O transporte era feito por motoristas que simulavam casais, a fim de evitar suspeitas durante abordagens policiais. A quadrilha utilizava rotas no Brasil e no Paraguai, com destinos finais em diversas cidades brasileiras, como Umuarama, Maringá e Curitiba, além de cidades de Santa Catarina.
Os membros da organização criminosa devem responder por tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e participação em organização criminosa, com penas que podem ultrapassar 55 anos de prisão. A operação contou com apoio do Gise da Senad/PY, BPFron da Polícia Militar do Paraná e do Tigre da Polícia Civil do Paraná. Além das prisões, foram determinados o sequestro de bens móveis e imóveis e o bloqueio de contas no valor de até R$ 389 milhões.