Foi criada, nesta quinta-feira (7), a Portaria que institui o Núcleo de Recuperação de Ativos (NURAT) na Polícia Civil de Mato Grosso do Sul. A nova unidade, que integra a Delegacia Geral, será liderada pelo delegado Carlos Delano Gehring Leandro de Souza. A criação do núcleo visa aprimorar a gestão e a destinação de bens apreendidos de criminosos.
A medida atende a uma demanda do Ministério da Justiça e Segurança Pública e da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP/MS). O objetivo é fortalecer a capacidade investigativa da Polícia Civil e desestabilizar financeiramente o crime organizado por meio da recuperação e destinação eficiente dos bens apreendidos.
Além disso, o NURAT fará parte da Rede Nacional de Recuperação de Ativos (RECUPERA), uma iniciativa do Ministério da Justiça que busca promover o compartilhamento de práticas investigativas e a integração entre a Polícia Civil e a Polícia Federal. O núcleo terá a missão de otimizar o uso dos bens apreendidos, contribuindo diretamente para o combate ao crime no estado.