Na madrugada desta sexta-feira (17), a polícia paraguaia apreendeu mais de 2,5 toneladas de maconha em uma área verde no distrito de Maracaná, em Canindeyú, a 85 quilômetros de Sete Quedas. Ninguém foi preso durante a operação.
A apreensão foi realizada durante um patrulhamento de rotina pelo Departamento Antinarcóticos da Polícia de Curuguaty, em uma área associada ao narcotraficante Felipe Santiago Acosta Riveros, conhecido como "Macho". A carga, de alta qualidade e com grande demanda no Brasil, estava em um depósito clandestino.
Acredita-se que a maconha apreendida em Maracaná tenha sido produzida por organizações criminosas ligadas a Macho, que, após a apreensão de 57 mil quilos da droga em dezembro, dispersaram suas cargas para evitar novas apreensões em grande escala. A suspeita é de que a droga tenha sido enviada ao Brasil.
O promotor Néstor Narváez foi informado sobre a apreensão e, sob sua intervenção, a droga foi transportada para a base regional de Curuguaty, onde foi destruída por ordem judicial.