Campo Grande Sábado, 04 de Maio de 2024


Polícia Sexta-feira, 27 de Janeiro de 2017, 18:55 - A | A

Sexta-feira, 27 de Janeiro de 2017, 18h:55 - A | A

Operação Xadrez

Com prisão de diretores de presídios em Corumbá, novos agentes são designados

Servidores Ricardo Wagner Lima do Nascimento e Doglas Novaes Vilas foram dispensados, conforme publicação no Diário Oficial do Estado

Natália Moraes
Capital News

Assessoria/Agepen

Com prisão de diretores de presídios em Corumbá, novos agentes são designados

Novos diretores dos presídios de regime fechado e semiaberto em Corumbá

Após a prisão de dois diretores de presídios de regime fechado e semiaberto em Corumbá, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) designou, interinamente, novos agentes para os cargos. A designação consta no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (27).


No diário oficial, também consta a dispensa dos diretores presos: Ricardo Wagner Lima do Nascimento e Doglas Novaes Vilas, respectivamente diretor do Estabelecimento Penal de Corumbá e diretor do Estabelecimento Penal de Regimes Semiaberto e Aberto de Corumbá. Eles foram substituídos por Mauro Augusto Ferrari de Araújo e Domingos Sávio de Arruda.


Mauro Augusto Ferrari de Araújo é servidor de carreira há oito anos. Formado em Educação Física, é mestrando em Psicologia e possui diversos cursos de capacitação na área de Segurança Pública, entre eles os de Gerenciamento de Crises, Planejamento Estratégico, Gestão e Uso da Informação. Na Agepen, ele já atuou como chefe de equipe na Penitenciária de Segurança Máxima de Campo Grande.


Já Domingos Sávio de Arruda é servidor da área de Segurança e Custódia. Graduado em História e com especialização em Gestão Penitenciária, ele trabalha no sistema prisional do estado há 25 anos. Já atuou como chefe de vigilância, segurança e disciplina, e também trabalhou na Máxima de Campo Grande e no presídio fechado de Corumbá.


Operação Xadrez
Operação Xadrez foi deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) na segunda-feira (23) em Corumbá. Na ação, diretores das unidades penais do município foram presos suspeitos de facilitar entrada de drogas e dinheiro dentro dos presídios. Ainda no mesmo dia, vereador Yussef Mohamad El Salla (PDT) foi conduzido coercitivamente para prestar depoimento.


Conforme o Gaeco, os crimes investigados são tráfico de drogas, associação para o tráfico, corrupção, peculato e falsificação de documentos nos presídios do município.


Operação Girve
Desdobramento da Operação Xadrez, nesta sexta-feira (27), o Gaeco cumpriu sete mandados de busca e apreensão em Campo Grande, Aquidauana e Dourados. Objetivo é apurar a prática de crimes de peculato, falsidade documental e corrupção. O diretor-presidente da Agepen e mais quatro diretores são investigados.



Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS