Campo Grande Sábado, 04 de Maio de 2024


Política Quarta-feira, 01 de Fevereiro de 2017, 10:31 - A | A

Quarta-feira, 01 de Fevereiro de 2017, 10h:31 - A | A

Exoneração

Stropa pede exoneração de direção da Agência Penitenciária de MS

A decisão foi tomada após quatro dias da deflagração da Operação Girve pelo Gaeco

Natália Moraes
Capital News

Deurico/Capital News

Ailton Stropa

Ailton Stropa será substituído

 

O diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Ailton Stropa, formalizou pedido de demissão ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB) na terça-feira (31). Ele deve ficar no cargo até o dia 10 de fevereiro, quando será substituído.


Juiz aposentado, Stropa estava no cargo desde 2015. A decisão foi tomada após quatro dias da deflagração da Operação Girve pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que investiga a prática dos crimes de peculato, falsidade documental e corrupção envolvendo alguns diretores da Agepen.


Stropa, um dos investigados, já declarou ser inocente. Além dele, são investigados os diretores da Diretoria de Assistência Penitenciária (DAP), da chefia da Divisão de Estabelecimentos Penais (DEP), da Diretoria de Operações (DOP) e a Chefia de Divisão de Trabalho.


A operação surgiu para apurar possíveis ilegalidades ocorridas durante a realização do Curso de Treinamento para Intervenção Rápida, Contenção, Vigilância e Escolta do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Girve). Ela é um desdobramento da Operação Xadrez, que já resultou na prisão de dois diretores de presídios em Corumbá, acusados de “facilitar” a vida dos detentos com a entrada de drogas e dinheiro nas unidades penais.


Na última sexta-feira (27), o Gaeco cumpriu mandados de busca e apreensão nas residências de Stropa em Campo Grande e Dourados.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS