Campo Grande 00:00:00 Sábado, 19 de Abril de 2025


Polícia Quarta-feira, 28 de Maio de 2008, 09:15 - A | A

Quarta-feira, 28 de Maio de 2008, 09h:15 - A | A

Derf prende quadrilha que roubou R$ 350 mil na Capital

Da Redação

O Setor de Investigações da DERF, após analisar e mapear diversos registros de roubos a residências, via publica e comércios e que tinham em comum o mesmo modus operandi, conseguiu identificar uma quadrilha que tinha um integrante com uma descrição marcante por ser moreno, estatura média e gordo. A investigação durou mais de 60 dias e conseguiu desarticular uma das quadrilhas mais atuantes da capital, a do "Gordo", com prejuízo estimado por todas as vítimas em torno de R$ 350.000,00.

No dia 28/02/2008 a mesma quadrilha realizou um crime de roubo em um Buffet localizado na Vila Carlota, sendo que na ocasião o telefone celular de um dos autores acabou ficando esquecido no interior do carro da vítima, utilizado para a fuga, sendo que a partir da apreensão do telefone, a quadrilha começou a ser desmantelada.

Uma funcionária de uma cozinha industrial (buffet), saiu para fumar um cigarro na calçada e a renderam com arma em punho anunciando o assalto, obrigando-a que entrasse e subiram até a residência que fica no piso superior onde renderam o proprietário e demais funcionários, colocando todos deitados ao chão, sendo que deste imóvel foram levados diversos aparelhos eletroeletrônicos, aparelhos celulares, vários pares de calçados, um veículo Palio e veículo Santana, ambos abandonados posteriormente ao assalto, sendo que no interior de um deles havia um aparelho de celular que pertenceria a um dos integrantes da quadrilha, encaminhado a DERF, após analises minuciosas constatou-se haver um registro datado 29/12/07 com incidência de roubo, inclusive nos seus arquivos havia registros de fotos da própria vítima, bem como da família dos autores do roubo a ser apurado.

Buscas autorizadas pela justiça foram realizadas e a pessoa que fazia uso do aparelho celular apreendido foi identificado como ALEXANDRE LOURENÇO DA SILVA.

De posse da fotografia de ALEXANDRE, os locais onde os cartões das vítimas do roubo do Buffet foram utilizados foram visitados pelos investigadores e ele foi reconhecido como sendo uma das pessoas que fazia uso dos cartões e que ainda estaria de posse de um veículo Ford Escort de cor vinho, veículo esse apreendido com a pessoa de GENIVAL VAREIRO MARTINS, vulgo NENÊ, o qual foi preso temporariamente e indicou que havia emprestado veículo para a pessoa de ALEXANDRE. GENIVAL.

Genival foi indiciado por crime de receptação pois não ficou comprovado que sabia do uso do seu carro na prática do roubo mas recebera caixas de cerveja compradas com produto de roubo.

A prisão temporária de ALEXANDRE foi expedida a pedido da DERF e em sua casa foram localizadas varias peças de jóias, sapatos, perfumes, bolsas e munições de calibres 38 e 32, sendo as jóias e objetos reconhecidos por varias vítimas de roubo ocorridos nesta capital.

Encontradas as vítimas, os objetos foram restituídos gradativamente, ao passo que a investigação também caminhava, chegando-se até a pessoa de THIAGO DOS SANTOS BARBOSA, o qual foi reconhecido em um dos roubos investigados e teve sua prisão preventiva decretada também a pedido da DERF, sendo preso no dia 12 de maio, o qual diante das evidëncias, acabou confessando a autoria dos crimes atribuídos à quadrilha do “gordo” e indicou como comparsa as pessoas de GILBERTO JARSON e ROBERTO VIANA PEREIRA, os quais foram reconhecidos por vítimas.

Nas casas de THIAGO e ROBERTO, foram apreendidos objetos das vítimas, materializando os crimes investigados, sendo que na casa de ROBERTO também foram encontrados vários documentos queimados, pessoais de vítimas, dando a certeza de que eram eles os autores.

GILBERTO JARSON também teve a sua prisão preventiva decretada a pedido da DERF, sendo preso em 20 de maio.

Com a prisão de THIAGO e GILBERTO, apurou-se que LUIZ ESCOBAR, preso por receptação de jóias no começo do ano, também era integrante da quadrilha, pois fazia levantamentos de vítimas a serem roubas e comprava as jóias arrecadadas.

Diligëncias buscando prender ALEXANDRE e ROBERTO foram realizadas até na cidade de Santa Rita do Pardo e assentamentos vizinhos, distante 500 km da Capital, onde na casa onde estariam, foi localizada uma arma de fogo tipo revolver, calibre 38, mas os mesmos não foram encontrados.

ALEXANDRE e ROBERTO estavam foragidos, mas na tarde desta 2ª, 26/05, diante da persistência da equipe de investigação, ALEXANDRE acabou se apresentando na DERF, mesmo com dois mandados de prisão já expedidos contra ele, para responder a seus atos perante a justiça.

Destaca-se na quadrilha, que GILBERTO é pintor, ROBERTO é carpinteiro e ALEXANDRE é pedreiro, os quais utilizavam suas profissões para observar vítimas, como no caso do Buffet, onde GILBERTO teria trabalhado tempos antes.

Vários dos roubos cometidos pela quadrilha foram amplamente divulgados pela imprensa, como o do caso do Buffet e do crime ocorrido em 15/12/07, em que o comerciante estava chegando a sua residência, ao abrir o portão foi surpreendido por indivíduos armados que o renderam, adentraram na sua residência, amarraram todos de sua família com fitas adesivas e os colocaram em um quarto, ainda foram à residência de uma filha e não contentes foram a sua empresa localizada no centro, onde subtraíram diversas jóias que lá estava para consertos, fato este amplamente divulgado com grande destaque pela imprensa, agora com os responsáveis identificados e na maioria presos.


Integrantes da quadrilha:
1 - Thiago dos Santos Barbosa, 22 anos, preso no Jardim Noroeste;
2 - Gilberto Jarson, 32 anos, preso no Bairro José Pereira;
3 - Edson Diego da Silva, 23 anos, preso por policias militares;
4 - Alexandre Lourenço dos Santos, 27 anos, preso por mandados de prisão preventiva;
5 - Genival Vareiro Martins, 28 anos, foi preso por receptação, mandado de prisão temporária. Está solto por decisão judicial;
6 - Luiz Augusto da Silva Escobar, 27 anos, autuado em flagrante por receptação. Está solto por decisão judicial;
7 - Roberto Viana Pereira, 29 anos, único foragido.

(Com informações da Assessoria)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS