Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 21 de Março de 2025


Executivo Quinta-feira, 20 de Março de 2025, 16:57 - A | A

Quinta-feira, 20 de Março de 2025, 16h:57 - A | A

Secretaria de Estado da Cidadania

Conselho da Mulher empossa novos membros para triênio 2025-2028 em Mato Grosso do Sul

Órgão terá representatividade paritária entre governo e sociedade civil, com foco na fiscalização e proposição de políticas públicas para mulheres

Vivianne Nunes
Capital News

A Secretaria de Estado da Cidadania empossou nesta terça-feira (18) as integrantes do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, que atuarão no triênio 2025-2028. Composto por 22 membros e suas respectivas suplentes, o conselho tem representação paritária entre o poder público estadual e a sociedade civil organizada.

A cerimônia de posse contou com a presença do vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, que destacou a relevância do conselho para dar voz às mulheres, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade. A secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, homenageou as conselheiras anteriores e ressaltou o papel fundamental da entidade na garantia da cidadania feminina.

A subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Manuela Nicodemos Bailosa, enfatizou a importância histórica do conselho na luta pela democracia e na conquista de direitos e políticas públicas.

Eleição da mesa diretora

Após a posse, a assembleia-geral elegeu a mesa diretora do conselho. Jamille Augusta Weiss Penteado de Freitas, da Marcha Mundial das Mulheres de MS, foi escolhida como presidente, enquanto a defensora pública Zeliana Saballa assumiu a vice-presidência.

Composição do conselho

O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, criado em 1987, é um órgão colegiado de deliberação coletiva, com representação paritária entre o governo e a sociedade civil organizada. Sua finalidade é propor e fiscalizar políticas públicas para mulheres, assegurando seus direitos e participação na sociedade.

A matéria também inclui a lista completa dos representantes do poder público estadual e da sociedade civil organizada que compõem o conselho.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS