O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), visitou a Fazenda Aracoara, localizada na divisa de Sidrolândia com Campo Grande, onde o Grupo Cutrale iniciou o plantio de laranjas. O projeto faz parte de um investimento de R$ 500 milhões, que visa o cultivo de 5 mil hectares de citros no Estado, com potencial para expandir para 30 mil hectares no futuro.
Agência de Notícias
Grupo Cutrale inicia plantio de laranjas em projeto que pode expandir para 30 mil hectare
“Estamos aqui na fazenda da Cutrale onde estão sendo plantadas os pomares de laranja, que vão chegar a quase 5 mil hectares. Um projeto audacioso, que alavanca uma nova atividade aqui no Mato Grosso do Sul. Na sequência disto certamente vamos avançar para industrialização no setor”, afirmou o governador.
Mato Grosso do Sul tem se mostrado um destino promissor para a citricultura, devido à sua localização estratégica e à ausência da praga do greening, que afeta pomares em outros estados produtores, como São Paulo e Paraná. Atualmente, cerca de 1 mil hectares já foram plantados e o ritmo do projeto é acelerado, com 1.800 árvores sendo plantadas diariamente.
Além do plantio, a infraestrutura da fazenda está sendo montada, incluindo sistemas de irrigação e fornecimento de energia elétrica. O secretário de Meio Ambiente, Jaime Verruck, destacou que o Estado adota uma política rigorosa de defesa vegetal, com "tolerância zero" à doença, contando com a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) para garantir a qualidade das plantas.
“O Estado tem buscado a diversificação da sua base de produção. A Citricultura apareceu como uma grande alternativa. Para isto definimos uma legislação sanitária extremamente rígida, para que tenhamos uma produção saudável e conseguimos em curto espaço de tempo trazer 30 mil hectares já captados, em diferentes municípios”, afirmou o secretário da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck.
O Grupo Cutrale não é o único a investir na citricultura no Estado. O Grupo Junqueira Rodas também iniciou um projeto em Paranaíba, com planos de expandir para outras regiões, como Naviraí. Atualmente, Mato Grosso do Sul já conta com cerca de 6,5 mil hectares de laranja irrigada e se posiciona como uma nova fronteira agrícola para a citricultura brasileira.