Campo Grande 00:00:00 Domingo, 17 de Novembro de 2024


Executivo Quinta-feira, 06 de Julho de 2023, 18:26 - A | A

Quinta-feira, 06 de Julho de 2023, 18h:26 - A | A

Estreitando relações

Eduardo Riedel e região chilena de Tarapacá firmam acordo para Rota Bioceânica

Parceria entre os governos fortalece relações e abre oportunidades de crescimento econômico

Odirley Deotti
Capital News

Téo Pini/GovMS

Riedel e região chilena de Tarapacá firmam acordo para Rota Bioceânica

Governador falou do potencial da parceria entre Mato Gross do Sul e o Chile

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e o Governo Regional de Tarapacá, no Chile, assinaram um acordo de colaboração com o objetivo de estreitar as relações institucionais e impulsionar oportunidades de desenvolvimento por meio da implementação da Rota Bioceânica.

O acordo foi celebrado pelo governador Eduardo Riedel em um evento na Governadoria, que contou com a presença do governador regional de Tarapacá, José Miguel Carvajal, e outros representantes da região chilena nas áreas de desenvolvimento, comércio e indústria.

O acordo estabelece compromissos para promover novas atividades produtivas e investimentos que fortaleçam as relações comerciais, incentivem a cooperação entre empresas, como cooperativas binacionais, e estimulem a articulação com universidades e centros de pesquisa. O objetivo é aproveitar os benefícios do corredor que conectará o Centro-Oeste do Brasil aos portos do Pacífico, no norte do Chile.

“Todos sabem que o MS tem como prioridade a concretização da Rota Bioceânica. Para iniciar a perspectiva de ações comerciais efetivas, nós estabelecemos um acordo formal de cooperação com Tarapacá, estado do norte do Chile onde está Iquique, que está abrindo um escritório em Campo Grande. Agora estabelecemos laços e começamos efetivamente uma ação comercial, e de ligação turística e cultural. Este é um momento importante neste processo todo”, disse o governador Eduardo Riedel.

Tarapacá, cuja capital é a cidade de Iquique, é uma das 16 regiões do Chile, tem duas províncias com aproximadamente 240 mil habitantes e possui características logísticas únicas devido à sua localização no Oceano Pacífico, que reduz em um terço o tempo de transporte de produtos destinados ao mercado asiático. A criação de condições logísticas eficientes e oportunidades de conexão através do Pacífico visa melhorar a competitividade da região e impulsionar o comércio internacional.

Além do acordo de cooperação, acontece nesta sexta-feira (7), a inauguração do escritório da Corporação de Desenvolvimento Regional de Tarapacá em Mato Grosso do Sul, que receberá autoridades e empresários da região chilena. O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, destacou a importância da instalação desse escritório, ressaltando a relevância da Rota Bioceânica para a integração e desenvolvimento do Estado.

Téo Pini/GovMS

Riedel e região chilena de Tarapacá firmam acordo para Rota Bioceânica

Reunião aconteceu nesta quinta-feira

A Rota Bioceânica, prevista para entrar em operação em 2025, se tornará um importante eixo logístico na América do Sul, com Mato Grosso do Sul ocupando uma posição estratégica nessa rota. O acordo entre Mato Grosso do Sul e Tarapacá fortalece as bases institucionais e operacionais para aproveitar todas as oportunidades proporcionadas pela rota.

O ministro João Carlos Parkinson, do Ministério das Relações Exteriores, elogiou a iniciativa de Tarapacá em estabelecer um escritório em Mato Grosso do Sul, destacando que a parceria contribuirá para fortalecer as duas regiões e aprofundar o processo de integração.

O acordo tem duração de 24 meses, podendo ser prorrogado por até 60 meses, e não envolve transferência de recursos financeiros entre as partes. Durante o encontro, o governador de Tarapacá convidou o governador Eduardo Riedel para participar do IV Fórum dos Territórios Subnacionais do Corredor Bioceânico de Capricórnio, que será realizado em novembro de 2023, em Iquique.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS