Campo Grande 00:00:00 Domingo, 17 de Novembro de 2024


Executivo Quinta-feira, 18 de Julho de 2024, 11:25 - A | A

Quinta-feira, 18 de Julho de 2024, 11h:25 - A | A

Política

Eduardo Riedel nomeia Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt como nova diretora-presidente da MSGÁS

Economista assume cargo com foco na expansão e sustentabilidade da companhia de gás de Mato Grosso do Sul

Vivianne Nunes
Capital News

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, oficializou nesta quarta-feira (17) a posse de Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt como nova diretora-presidente da MSGÁS (Companhia de Gás de Mato Grosso do Sul). A cerimônia de assinatura do termo de posse contou com a presença dos secretários Jaime Verruck (Meio Ambiente e Desenvolvimento) e Rodrigo Perez (Governo e Gestão Estratégica).

“Esse é um novo momento para a companhia, que nos últimos nove anos, sob o comando do Rui Pires dos Santos, saltou de pouco mais de 2 mil clientes no final de 2014 para mais de 20 mil em 2024, um crescimento expressivo que mostra a força e o compromisso da empresa. Não tenho dúvidas de que a Cristiane chega em um novo momento e que vai desempenhar um trabalho importantíssimo para o crescimento e expansão da MSGÁS,” afirmou o governador Eduardo Riedel.

Cristiane Schmidt, que traz uma vasta experiência na área econômica e na gestão de negócios, destaca a importância da transição energética e a necessidade de consistência e governança para enfrentar as mudanças climáticas. “O gás natural, como insumo de menor emissão de poluentes, tem dois papéis fundamentais: promover a sustentabilidade das atividades produtivas e estabelecer o divisor e dar ritmo na corrida às fontes alternativas de energia,” comentou.

Objetivos da Nova Diretoria
Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt estabeleceu três grandes objetivos para sua gestão à frente da MSGÁS: Garantir insumo para o desenvolvimento econômico do Estado;
Assegurar uma empresa competitiva e lucrativa e Investir nas fontes renováveis para redução da emissão de poluentes. Segundo a nova diretora-presidente, o Brasil lidera a transição energética devido à adoção de matrizes energética e elétrica renováveis, mas é necessário antecipar estratégias com metas bem definidas para enfrentar as rápidas mudanças climáticas.

“Temos o objetivo de trabalhar para consolidar o crescimento da MSGÁS no mercado de energia de Mato Grosso do Sul. Vamos seguir a política de desenvolvimento que vem sendo executada pelo governador Eduardo Riedel e com o secretário Jaime Verruck. Estamos assumindo a companhia com muitos projetos promissores em seu portfólio de ações, ancoradas em uma política de descarbonização muito bem alinhada, com práticas sustentáveis reguladas. Quanto aos desafios, eles são inerentes ao setor,” analisou Cristiane Schmidt.

Experiência e Carreira
Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt possui um impressionante currículo, com mestrado e doutorado em economia pela EPGE/FGV e experiência como visiting scholar na Universidade de Columbia/NY. Entre suas funções no setor público, foi secretária-adjunta de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, conselheira do Cade e secretária de Economia de Goiás. No setor privado, atuou como gerente-geral de Assuntos Corporativos da Embratel e diretora estratégica da Cementos Progreso na Guatemala.

Além de suas funções executivas, Schmidt é consultora sênior para o Banco Mundial, colunista do Instituto Millenium e da revista Conjuntura Econômica, e membro de várias organizações de regulação e direito econômico. Ela também é autora e coautora de diversos livros e artigos acadêmicos.

Com uma carreira de mais de 30 anos, Cristiane Schmidt traz uma vasta experiência que promete fortalecer a MSGÁS e promover um desenvolvimento sustentável e competitivo para a companhia e para o Estado de Mato Grosso do Sul.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS