O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), será um dos participantes do Brazil Economic Forum Zurich 2025, que acontecerá no dia 23 de janeiro em Zurique, Suíça. Riedel participará de um painel ao lado do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, para discutir “O papel estratégico do Brasil na transição energética”. O debate também contará com a presença de Celso Fiori, diretor de soluções climáticas naturais e bioenergia da Mercuria no Brasil.
O painel abordará o impacto das políticas públicas e das iniciativas privadas na transição energética do Brasil, com ênfase em bioenergia e mudanças climáticas. Segundo Riedel, "a transição energética é um dos maiores desafios do Brasil e do mundo, e é fundamental que o país se posicione como líder nesse processo, aproveitando seu potencial em energias renováveis".
O evento, promovido pela Editora Abril, por meio de VEJA, e pelo Lide - Grupo de Líderes Empresariais, reunirá líderes políticos, investidores e empresários em debates sobre temas como sustentabilidade, democracia, estabilidade jurídica e desenvolvimento econômico. Realizado em Zurique, um dos principais centros financeiros globais, o fórum buscará destacar os desafios e as oportunidades do Brasil no cenário internacional.
Além de Riedel, outros governadores também confirmarão presença. Helder Barbalho, do Pará, e Wanderlei Barbosa, do Tocantins, participarão de um painel sobre sustentabilidade, juntamente com a ex-ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o senador Eduardo Gomes (PL-TO). O tema será “ESG, meio ambiente e economia circular”, com ênfase na integração entre práticas ambientais, sociais e de governança no Brasil.