A força do comércio e a atuação conjunta do Governo de Mato Grosso do Sul com o setor foram reafirmadas em uma noite de homenagens promovida pelo Sistema Comércio MS (Fecomércio, Sesc e Senac), realizada ontem (21) em Campo Grande. O compromisso com o desenvolvimento regional, a geração de empregos e renda, e a promoção do bem-estar à população foram destacados como prioridades dessa parceria.
Desde o início de 2023 até julho de 2024, mais de 275 mil pessoas foram beneficiadas por iniciativas como o programa MS Qualifica, desenvolvido em parceria com o Sistema Comércio MS e com o apoio da Fiems. Um exemplo é o Voucher Desenvolvedor, curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas, que já atende 540 futuros profissionais, capacitando-os para o mercado de trabalho. "Temos como estratégia central essa relação de parceria que estamos estabelecendo com diferentes instituições para dar conta do recado. Ninguém faz nada sozinho", destacou o governador Eduardo Riedel. Ele também ressaltou que Mato Grosso do Sul se destaca por uma das menores taxas de desemprego do país, além de programas sociais voltados para a inclusão e não apenas transferência de renda.
Riedel enfatizou ainda a gestão eficiente como pilar do desenvolvimento estadual: "Existe uma lógica em nosso trabalho, e ela passa, por exemplo, por não aumentar impostos. Pelo contrário, cortamos tributos de setores que estavam em mais dificuldade, e para isso acontecer tivemos que gastar com mais qualidade e eficiência. Sobra mais para aplicar em investimentos, e hoje são 15% da receita líquida, algo que faz muita diferença na geração de competitividade para os negócios. As parcerias são muito importantes nesse contexto", concluiu o governador.
O presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, foi o principal homenageado da noite, recebendo o título de Cidadão Sul-mato-grossense e a comenda do Mérito Legislativo de Mato Grosso do Sul, entregues pelo deputado estadual Paulo Corrêa. "Mato Grosso do Sul é um estado pujante, de economia dinâmica e um agronegócio competitivo, que ajuda a colocar o Brasil entre as grandes potências do setor. Com o trabalho coordenado de todos, podemos continuar avançando juntos, superando desafios e construindo um futuro mais justo", afirmou Tadros.
O presidente do Sistema Comércio MS, Edison Araújo, também foi homenageado com o Troféu Mascate, concedido pela CNC e pelo Senac Nacional. Ele destacou o comprometimento do Governo do Estado com iniciativas que promovem o desenvolvimento regional, como o Voucher Desenvolvedor, o Vai Turismo e o MS Ao Vivo. "Essas iniciativas são reflexo direto dessa colaboração", pontuou Araújo, reforçando a importância das parcerias para o avanço do estado.