O governador Eduardo Riedel recebeu uma importante visita em Mato Grosso do Sul: o embaixador do Uruguai no Brasil, Guillermo Valles. Durante o encontro, Valles elogiou o trabalho do estado no desenvolvimento de uma economia sustentável.
O embaixador destacou que o Mato Grosso do Sul se tornou uma fonte de inspiração para o equilíbrio sustentável e o desenvolvimento, sendo um exemplo de progresso nessa área no Brasil. “O progresso sustentável está acontecendo em Mato Grosso do Sul e esse é um dos eixos do progresso do Brasil. Eu vim trazer essa mensagem, de que o Uruguai está olhando de uma maneira diferente, muito mais séria, mais profunda e interessada no Estado”, afirmou Valles.
Eduardo Riedel ressaltou que o trabalho realizado em diferentes setores econômicos tem gerado impactos positivos na qualidade de vida da população. O estado está comprometido em se tornar carbono neutro até 2030 e tem como prioridades a geração de emprego e renda, além do crescimento econômico em várias áreas, como o agronegócio e a indústria.
Durante a visita, foram discutidos temas de interesse comum entre o Uruguai e Mato Grosso do Sul, como a relação comercial e a facilitação de transportes de mercadorias no Mercosul, em especial na Rota de Integração Latino-Americana (RILA) - Rota Bioceânica.
A Rota Bioceânica é um projeto estratégico de integração logística da América do Sul, previsto para operar a partir de 2025. Mato Grosso do Sul ocupa uma posição central nesse caminho, e a obra da ponte que ligará Porto Murtinho (MS) a Carmelo Peralta, no Paraguai, já avança com investimentos significativos.
A ponte sobre o Rio Paraguai, construída pela Itaipu Paraguai, terá 1.294 metros de extensão e investimento de U$$ 85 milhões. Essa nova rota já está impulsionando a economia local, com previsão de investimentos de R$ 80,7 milhões somente na pavimentação do trecho brasileiro para acesso à ponte.
A conclusão da ponte é essencial para a concretização da Rota Bioceânica, e está prevista para o primeiro semestre de 2025.
A visita ocorreu na manhã desta quinta-feira (20), na governadoria, e reuniu ainda o senador Nelsinho Trad e o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).