Para realizar o sonho da casa própria, o governador Eduardo Riedel assinou nesta quinta-feira (24) contratos para a construção de 258 novas moradias em Dourados e Naviraí. As habitações fazem parte de uma parceria entre o Estado, o governo federal e os municípios, através do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), que integra o programa Minha Casa, Minha Vida.
O governador enfatizou que a realização do sonho da casa própria para centenas de famílias é resultado de um esforço coletivo. “É uma parceria de sucesso, com cada um cumprindo sua parte para viabilizar as novas moradias. Esta é uma conquista para todo o Estado. Vamos continuar priorizando a habitação”, afirmou.
As novas moradias atenderão famílias da Faixa 1, que têm renda de até R$ 2.850,00. Desde o retorno do programa Minha Casa, Minha Vida, Mato Grosso do Sul já assinou oito empreendimentos em seis cidades, totalizando 1.022 unidades habitacionais.
Dourados receberá 198 moradias, sendo 108 no Vida Nova Cidade Jardim e 90 no Conjunto Habitacional GreenVille II. O governo do Estado investirá na implantação da rede de abastecimento de água e esgoto para as novas unidades.
“Hoje é um dia especial. Após um esforço coletivo e um trabalho excepcional da Agehab, conseguimos chegar a esta assinatura. O cidadão deseja sua casa própria, e muitas famílias serão beneficiadas nesse processo. Novas moradias contribuem para o desenvolvimento da cidade”, afirmou o prefeito de Dourados, Alan Guedes.
Em Naviraí, serão 60 novas habitações no Residencial Interlagos. Além da contrapartida do Estado, a Agehab ofereceu apoio técnico e institucional para o cadastramento da proposta e a aprovação dos projetos até a contratação no programa federal.
“Os municípios estão cada vez mais em busca de moradias, pois essa é uma grande demanda da população. Agradeço o esforço e a dedicação de todos. As novas residências serão um marco para a cidade”, destacou a prefeita de Naviraí, Rhaiza Matos.
A diretora-presidente da Agehab (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul), Maria do Carmo Avesani, explicou que o próximo passo será o início da construção das moradias. As famílias interessadas em se inscrever devem fazer a solicitação nos municípios.
“O esforço conjunto garantiu que não perdêssemos nenhuma casa para o Estado. Agradeço ao governador pelo empenho em priorizar a habitação, o que possibilita essas parcerias. Um objetivo comum que vai atender as pessoas com novas moradias”, afirmou Avesani.
O superintendente de rede da Caixa Econômica Federal em Mato Grosso do Sul, Augusto César Merey Vilhalba, ressaltou a importância do empreendimento na região. “É uma ação significativa para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, com as parcerias do governo estadual e das prefeituras, viabilizando o sonho da casa própria. Estamos chegando ao oitavo empreendimento, com investimento de R$ 191,5 milhões”, disse.