Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 19 de Setembro de 2024



Executivo Quinta-feira, 19 de Setembro de 2024, 16:43 - A | A

Quinta-feira, 19 de Setembro de 2024, 16h:43 - A | A

Executivo Federal

Governo lança Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre Mulheres e Homens

Ações visam ampliar participação feminina no mercado de trabalho e reduzir disparidades salariais; plano prevê investimento de R$ 17 bilhões

Vivianne Nunes
Capital News

O Governo Federal, por meio dos Ministérios das Mulheres e do Trabalho e Emprego (MTE), lançou o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre Mulheres e Homens. O plano, que conta com orçamento de R$ 17 bilhões, tem como objetivo promover a igualdade salarial, garantir a permanência das mulheres no mercado de trabalho e incentivar a ascensão delas a cargos de liderança. As informações foram divulgadas na Agência Brasil.

Durante o evento de lançamento, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, destacou a importância da parceria entre empresas e governo para alcançar esses objetivos: “Precisamos ter decisão das empresas de nos ajudar a fazer isso. Não queremos entrar na Justiça, não queremos brigar, fazer guerra. Nós queremos discutir conjuntamente com as empresas”, afirmou.

O plano conta com 79 ações distribuídas em três eixos principais: ampliação do acesso das mulheres ao mercado de trabalho, promoção da permanência nas atividades laborais e estímulo à ascensão a posições de liderança. As ações incluem também a promoção de políticas de compartilhamento de responsabilidades familiares e apoio à qualificação de mulheres em áreas de ciências exatas, como engenharia e matemática.

A secretária Nacional de Autonomia Econômica, Rosane da Silva, enfatizou a necessidade de interação entre o poder público, empresas e sociedade civil para a implementação do plano: “Para a gente conquistar um país democrático, a gente precisa que as mulheres estejam em todos os lugares”, afirmou.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS