Álvaro Rezende/Agência MS
Para mitigar impactos climáticos, Governo do Estado atua para auxiliar agricultores familiares de todo MS
A zona rural de Itaquiraí, no Mato Grosso do Sul, vem se destacando com ações emergenciais voltadas à mitigação dos efeitos da seca e queimadas na agricultura familiar. O exemplo foi citado durante um encontro na Assembleia Legislativa do Estado, que reuniu o governador Eduardo Riedel, os ministros Wellington Dias (MDS) e Paulo Teixeira (MDA), além de outras autoridades, para discutir medidas contra o uso indiscriminado do fogo e os desafios climáticos enfrentados pela região.
Na ocasião, o governador ressaltou a rápida resposta em Itaquiraí, que incluiu o fornecimento emergencial de alimentos para o rebanho local. "Garantimos o sustento dos animais até a recuperação das pastagens, com apoio de empresas locais como Inpasa e Rio Amambai Agroenergia", afirmou.
Divulgação/Agraer
Para mitigar impactos climáticos, Governo do Estado atua para auxiliar agricultores familiares de todo MS
A ação foi fruto de uma parceria entre a Agraer, Semadesc, Seaf e a Prefeitura de Itaquiraí, com doações de insumos como farelo de milho e bagaço de cana, que têm sido fundamentais para alimentar o gado. "Esses insumos chegaram no momento certo", declarou Marcos Antônio Rodrigues, agricultor local.
O ministro Paulo Teixeira destacou o suporte financeiro por meio do Pronaf, disponibilizando R$ 500 milhões em crédito para a agricultura familiar no estado.