Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 19 de Setembro de 2024



Executivo Quinta-feira, 19 de Setembro de 2024, 14:16 - A | A

Quinta-feira, 19 de Setembro de 2024, 14h:16 - A | A

Economia

Imposto menor em Mato Grosso do Sul, preços reduzidos, negócios atraídos e empregos gerados

Medidas fiscais promovem crescimento sustentável e fortalecem a economia local

Fernanda Oliveira
Capital News

Mato Grosso do Sul se destaca como um ambiente favorável para negócios, atraindo investimentos privados e ampliando a atuação empresarial sem comprometer o investimento público em setores essenciais como infraestrutura e educação. O estado lidera vários índices nacionais, como investimento público per capita e crescimento da indústria de transformação, além de apresentar a menor carga tributária e índices significativos de universalização do saneamento básico e segurança pública.

Desde 2023, a gestão do governador Eduardo Riedel implementou uma série de reduções fiscais, reforçando a confiança no crescimento econômico acima da média nacional nos próximos anos. Um dos principais pontos dessa estratégia é a manutenção da alíquota do ICMS em 17%, a menor do país. Essa decisão contrasta com a tendência de outros estados e demonstra o compromisso de Mato Grosso do Sul em promover o desenvolvimento regional de maneira sustentável.

As reduções de impostos também impactaram positivamente a cesta básica, com itens essenciais como arroz, feijão e erva-mate, que refletem a cultura local, sendo desonerados. A isenção de tributos na hortifruticultura não apenas beneficia o consumidor, mas também fortalece a merenda escolar, proveniente de associações de produtores rurais, melhorando a alimentação das crianças.

Além disso, o governo reduziu a base de cálculo do ICMS do Gás Natural Veicular (GNV) de 17% para 12% e isentou o IPVA para veículos leves movidos a GNV. Essas medidas visam aliviar a carga tributária da população e estimular a economia local. Como destacou Sergio Longen, presidente da Fiems, "o grande ganho é da sociedade", uma vez que a redução de impostos impacta diretamente nos preços dos produtos, beneficiando todos os cidadãos.

Álbum de fotos

Álvaro Rezende/Governo MS

..

Álvaro Rezende/Governo MS

..

Álvaro Rezende/Governo MS

..

Álvaro Rezende/Governo MS

..

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS