Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 18 de Setembro de 2024



Executivo Segunda-feira, 16 de Setembro de 2024, 17:53 - A | A

Segunda-feira, 16 de Setembro de 2024, 17h:53 - A | A

Secretaria de Estado de Saúde

Incentivo aos Agentes de Saúde terá aumento progressivo até 2026

Novas regras valorizam profissionais e ampliam metas com pagamento de até 85% do salário mínimo

Fernanda Oliveira
Capital News

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) definiu novas diretrizes para o incentivo financeiro aos agentes de saúde por meio da Resolução n° 268. Com o objetivo de valorizar o trabalho dos Agentes de Combate a Endemias, de Saúde Indígena, de Saúde Pública e Vigilância Epidemiológica, o benefício será dividido entre uma parte fixa e uma variável, atrelada ao cumprimento de metas. Os valores podem chegar a até 85% do salário-mínimo até 2026.

Para assegurar a eficiência no controle e pagamento dos incentivos, foram implantados os sistemas e-Agentes e e-Visita Endemias. Os agentes deverão inserir seus relatórios nesses sistemas, que serão validados por gestores municipais e estaduais, responsáveis pela aprovação e monitoramento das metas. Os municípios têm até dezembro de 2024 para se adequar a essa nova metodologia.

A iniciativa pretende otimizar a gestão da saúde pública, promovendo o reconhecimento dos agentes e garantindo que suas atividades sejam acompanhadas com precisão. Dessa forma, o Governo do Estado espera melhorar a eficácia das ações de combate a endemias e outras doenças.

Todas as informações e formulários a serem preenchidos e demais regras da resolução estão disponíveis no Diário Oficial.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS