A pista do aeroporto de Dourados não foi totalmente aprovada pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) durante a inspeção realizada nos dias 10 e 11 de dezembro. A cabeceira 24 foi reprovada devido a falhas no sistema PAPI (Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão).
A vistoria, conduzida pela Força Aérea Brasileira (FAB), visava homologar os equipamentos de navegação aérea, etapa essencial para permitir operações noturnas e pousos de aeronaves de grande porte no aeroporto.
De acordo com o relatório preliminar, o sistema PAPI da cabeceira 24 apresentou brilho insuficiente, o que demanda a substituição de um refletor. Em contrapartida, a cabeceira 06, a mais utilizada para pousos, foi aprovada sem qualquer restrição.
A Prefeitura de Dourados e a Infraero já estão providenciando a troca do equipamento defeituoso. No entanto, ainda não há uma data definida para que a nova inspeção seja realizada pelo GEIV.
Apesar disso, desde setembro, os demais equipamentos do aeroporto estão homologados, e a nova pista já registrou mais de 500 operações de pouso e decolagem de voos particulares. Após a troca do refletor e nova vistoria, a expectativa é que o aeroporto receba a autorização para operar voos comerciais e noturnos.