Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 28 de Abril de 2025


Tecnologia Domingo, 27 de Abril de 2025, 16:43 - A | A

Domingo, 27 de Abril de 2025, 16h:43 - A | A

Coluna Tecnologia

3 dicas essenciais para tornar as compras do seu e-commerce mais seguras

Por Thais Hott

Da coluna Tecnologia
Artigo de responsabilidade do autor

Ter um bom servidor e certificados de segurança dão credibilidade à loja e deixam consumidores mais seguros

Pakin Jarerndee/iStock

ColunaTecnologia

..

A segurança na internet sempre foi bastante discutida. No começo, quando a internet começou a se popularizar, era comum que as pessoas evitassem fazer compras online com medo de golpes e fraudes – o que de fato acontecia, e (infelizmente) ainda acontece. Com os avanços da tecnologia e com o passar do tempo, porém, as transações online foram se tornando cada vez mais comuns.

No entanto, a preocupação com os dados ainda existe. Principalmente porque, agora, cada interação dos usuários na internet gera um amontoado de dados que são usados para alimentar algoritmos para divulgar promoções, informações e outros. O vazamento de dados se tornou uma prioridade quando pensamos em segurança online.

Mas, afinal, como garantir a segurança dos seus clientes na hora das compras no seu site? Confira as dicas a seguir!

Invista em bons servidores

Um dos maiores causadores de problemas são os servidores. Esse recurso é o responsável por processar, armazenar e devolver dados em bancos automatizados. Basicamente, o servidor registra toda ação do usuário em um site: endereço IP, frequência de visitas, e-mail, hábitos de compra e região.

Ao investir em bons servidores, você garante que esses dados estão 100% protegidos contra vazamentos. Além disso, o servidor também pode diminuir as chances de fraudes, pois há uma validação da veracidade dos dados, ajudando a impedir invasões. Nesse caso, investir também em um sistema antifraude ajuda a reforçar a segurança.

Utilize informações criptografadas

Ao fazer uma compra online, os dados do consumidor são registrados no servidor: e, além de ter um bom servidor, é necessário garantir que as informações sejam criptografadas para que nenhum terceiro tenha acesso a esses dados. Essa tecnologia é como uma segunda camada de proteção a ataques cibernéticos, pois evita que criminosos consigam ler os dados com facilidade.

Selos de segurança e certificado SSL

Uma das formas de mostrar que sua empresa é segura é exibir selos de segurança no site, que são adquiridos ao instalar certificados, testar os servidores e corrigir possíveis falhas. Um desses certificados é o SSL (Secure Sockets Layers), que usa chaves para codificar dados de maneira a separar o que é público do que é privado – e somente os usuários conseguem decodificar os próprios códigos.

Geralmente sites que têm o certificado SSL utilizam em seu endereço o “https” em vez de “http”, além de exibirem um cadeado na barra de endereço.

Políticas de privacidade transparentes

Uma ótima dica para manter a segurança nas transações é informar aos consumidores quais são as práticas utilizadas pela loja sobre a privacidade dos dados. Deixe essa política visível de forma que ela seja de fácil leitura. Todas as informações devem constar nas políticas, inclusive regras de troca, devolução e cancelamento.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS