Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 22 de Abril de 2025


Executivo Terça-feira, 22 de Abril de 2025, 14:51 - A | A

Terça-feira, 22 de Abril de 2025, 14h:51 - A | A

Meio Ambiente

Jardim decreta emergência após chuvas intensas

Rodovia BR-267 segue interditada e prefeitura poderá contratar sem licitação por 60 dias

Elaine Oliveira
Capital News

A prefeitura de Jardim oficializou a Situação de Emergência Nível II após os temporais que causaram destruição em diversas áreas do município, incluindo zonas rurais e urbanas. O Decreto nº 076/2025, publicado no Diário Oficial desta terça-feira (22), reconhece os estragos provocados pelas chuvas e autoriza o poder público a fazer contratações emergenciais com dispensa de licitação por um período de 60 dias, com data retroativa a 18 de abril.

De acordo com a administração municipal, os volumes de chuva superaram a média histórica da região, ocasionando danos em estradas, pontes, residências e deslizamentos de terra. "Acredito que se não chover aí, com uns quatro, cinco dias a gente consegue já dar um encaminhamento bom", disse Guga, responsável pelos trabalhos de recuperação no local.

Um dos pontos mais críticos é a interdição da BR-267, que ocorre desde a última sexta-feira (18), devido ao transbordamento do Rio Perdido, que passa pelo trecho. A rodovia, que havia sido reformada em dezembro do ano passado, faz parte de uma obra maior de 101,10 quilômetros, que liga Porto Murtinho até Alto Caracol. A primeira etapa, que envolveu o trecho entre Jardim e Porto Murtinho, contou com um investimento de R$ 95 milhões do Governo Federal, sob responsabilidade do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

A situação afetou moradores da região, e cerca de 10 famílias chegaram a ficar desabrigadas, mas já foram realocadas. "Hoje todo mundo já tá em casa ou tá na casa familiar", informou a prefeitura.

Com a vigência do decreto, a prefeitura poderá agir com mais agilidade na recuperação dos pontos atingidos e no apoio às famílias afetadas, enquanto acompanha a evolução das condições climáticas nos próximos dias.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS